• Armazenamento por Replicação Distribuída em Quatro Nós com GlusterFS no CentOS 5.4

    Em mais um tutorial enviado por Falko Timme do How to Forge você irá aprender como combinar quatro servidores de armazenamento simples, rodando CentOS 5.4, em um sistema de armazenamento verdadeiramente distribuído, com o uso do GlusterFS. Esses quatro nós estarão trabalhando dois-a-dois para garantir replicação entre os grupos de nós. No caso, os dois primeiros nós (chamados de replication1) e os dois últimos nós (chamados de replication2), estarão se espelhando mutuamente. Basicamente, isso é um RAID0 via rede. Caso você perca um servidor do replication1, e um servidor do replication2, o volume distribuído continuará a trabalhar sem problemas.


    O sistema cliente, também em CentOS 5.4, será capaz de acessar o armazenamento como se ele fosse um sistema de arquivos local. Tudo isso graças ao GlusterFS, um sistema de arquivos em cluster capaz de escalonar em vários peta-bytes de informação. Ele consegue agregar vários nós sobre Infiniband RDMA ou interconexão TCP/IP, em um enorme sistema de arquivos de rede em paralelo. Os nós de armazenamento para esse tutorial podem ser feitos com hardware comum encontrado nos atuais mercados de informática do país, como as placas-mãe para arquitetura de processador x86_64, com SATA-II em RAID e Infiniband HBA.

    Como todos os tutoriais do How To Forge, este também está no idioma Inglês. Se os mesmos lhe interessam, comece a perder o medo, e aprenda de uma vez por todas esse idioma (nem que seja apenas o Inglês Técnico). Não perca seu tempo, nem sua chance neste mercado competitivo que é o "mundo da informática". E, por mais que possa parecer que a comunidade Linux esteja crescendo sem parar ao longo de todos esses anos, os verdadeiros especialistas em Linux sempre estiveram em extinção. Então, estude a fundo para se destacar verdadeiramente no mercado de trabalho.


    Saiba Mais:

    [1] How to Forge: http://www.howtoforge.com/distribute...-on-centos-5.4

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L