• Porta 25: Gerenciamento e Bloqueio para Reduzir Quantidade de Spams

    Após um longo período de negociação com operadoras, provedores Internet, Minicom, Anatel e Ministério da Justiça, o Comitê Gestor da Internet (CGI) informou no último dia 23 de outubro, que até dezembro desse ano será fechada a porta 25, que é utilizada em larga escala por spammers. Nesse contexto, uma das principais dúvidas está relacionada sobre qual o tipo de problema que o gerenciamento dessa porta vai resolver e como esse procedimento será capaz de dar um freio nas práticas de spam.



    Sistema de gerenciamento da porta 25, tem o propósito de inibir as práticas de spam


    Sendo bastante perceptível para todos nós, os spammers do mundo atual tiram total proveito dos computadores de usuários brasileiros de Internet, para enviar mensagens para outros países. Isso é feito de forma anônima e gratuita. Em face disso, a gerência da porta 25 vai impedir que as redes brasileiras continuem sendo alvo desses abusos praticados por spammers, impedindo o desperdício de banda e retirando o nosso país das listas internacionais de países que mais enviam spam.


    Adoção da Porta 587/TCP e Filtragem de Tráfego

    A partir do momento em que o usuário adotar a porta 587/TCP, a operadora - seja ADSL, a cabo, 3G ou outro tipo - poderá filtrar o tráfego com destino à porta 25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos que utilizam uma porta diferente, não serão afetados. Entretanto, os spams, que são enviados por máquinas infectadas ou botnets direto para servidores de e-mail, não saem da rede.

    Faulhaber, do Comitê Gestor, reforça que as pequenas e médias empresas não terão o acesso vedado a porta 25, mas precisam tomar medidas com relação aos trabalhadores remotos. "Os gestores de TI vão ter que alertar seus funcionários. Caso eles acessem o servidor de e-mail da empresa a partir de casa, vão ter que utilizar somente a porta 587. Esta é uma medida muito simples de ser tomada".


    Colaboração para Mitigar Práticas de Spam

    Portanto, de acordo com as explicações de Faulhaber, é importante lembrar que a porta 25 é voltada para a comunicação máquina a máquina; antes, ela não era gerenciada. As novas portas são gerenciadas e há como ter um controle muito mais efetivo para reprimir essa ação. Além de fechar a porta 25, o Brasil está firmando acordos internacionais, de caráter colaborativo, no combate ao envio de spams.

    O Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Richard Glaser, informou que já estão em vigor algumas ações com Japão, Austrália e Taiwan. "Os acordos de colaboração são cruciais. No caso do Japão, por exemplo, eles enviaram uma carta reclamando do "ataque" de spams provenientes do Brasil, de IPs brasileiros que foram usados por spammers.


    Saiba Mais:

    [1] AntiSpam - Porta 25 http://www.antispam.br/porta25/
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de DougSky
      DougSky -
      Isso ja esta valendo,aqui na empresa desde ontem o outlook parou de enviar mensagens
    1. Avatar de lemke
      lemke -
      Essa iniciativa foi muito boa para as organizações. Temos visto que a quantidade de golpes via spam só multiplica e implantar uma ação que dê uma moderada nisso é uma atitude, no mínimo, louvável.

      Protege os ambientes organizacionais e conscientiza os funcionários das empresas. Além de tirar o Brasil de mais uma lista de ocorrência negativa. Já chega, né!?

      Sds,
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L