• Apple Lança iPhone OS 4 Dia 17

    Mal acabou de lançar o iPad, e a própria Apple já anunciou o seu próximo evento, e conseqüente lançamento de mais um novo "produto". Desta vez, a empresa de Steve jobs irá agraciar seus seguidores com a versão 4.0 do sistema operacional de seu iPhone, o iPhone OS. O evento será realizado na quinta-feira, dia oito de abril de 2010, as 10 da manhã, horário do pacífico. Essa apresentação não é nem novidade, nem exagero. A Apple sempre fez apresentações para versões anteriores desse sistema operacional, mas ou menos, por volta do início do segundo trimestre.


    É provável que não haja apresentação de nenhum hardware novo, e sim, apenas a atualização do iPhone OS, mostrando melhoria na velocidade, redução do consumo de processamento e memória, além de novas funcionalidades e aplicativos built-in. Mas mesmo assim, a apresentação deve ser empolgante para seu público. Lembrem-se que o iPad roda uma versão do próprio sistema operacional do iPhone. Atualmente o tablet roda com a versão 3.2 do iPhone OS, enquanto seus outros produtos (o iPhone e o iPod) rodam a versão 3.1.3.

    Sabemos que se a Apple quisesse, poderia estar rodando no iPad um sistema operacional a parte, mas parece que o interesse da companhia é consolidar todos os seus produtos em um único OS, o que garantiria o status de, "ser capaz de executar o mesmo OS em vários tipos diferentes de hardware". Será que essa seria uma estratégia contra o sistema operacional Android do Google?

    Sabemos que o iPad e o iPhone não diferem muito em hardware, e o próprio gap ainda existente no hardware de ambos será bastante minimizado quando a Apple lançar sua próxima versão do iPhone. Curiosidade a parte, a nova geração do iPhone poderá vir embarcada com o chip A4 da Apple, assim como já existe no iPad, para seu processamento.


    Quanto as novas funcionalidades do iPhone OS 4, teremos que esperar a apresentação marcada para quinta-feira, pois como é de praxe, praticamente nenhuma informação técnica dos produtos da Apple vaza antes de qualquer apresentação. Porém, existem "rumores" de que a nova versão do sistema operacional virá com a implementação de multi-tarefa, a habilidade de executar mais de uma aplicação de forma simultânea, no sistema operacional. E os rumores parecem não estar muito longe da verdade.

    Realmente, o iPad está presente para mostrar a real necessidade de um sistema operacional multi-tarefa. Sabemos que o atual foco do IPhone é a execução individual de cada aplicativo (single-tasking), e com o iPad embarcado com versão semelhante ao iPad, mostra o quão limitado pode ser um produto supostamente sofisticado. Uma hora os recém-proprietários do iPad acordarão de sua lua-de-mel, e descobrirão, na marra, as "reais capacidades" (i. é, limitações) desse mais novo gadget da empresa.

    A quem interessar possa, as predições acuradas para os novos produtos da Apple vem de uma única fonte: John Gruber. É dele também a previsão (que virou rumor) da implementação de multi-tarefa no sistema operacional iPhone OS, para sua nova versão. Ele também menciona a inclusão do chip A4, assim como a webcam frontal para video conferência no apareclho. Agora resta esperar que todas essas predições se tornem verdade para seu público.

    A Apple sempre teve a política de lançar produtos, onde a inovação caminha sempre de mãos dadas com a limitação. Parece uma constante provocação, não somente a seu (ainda) fiel público, como também a sua fatia de mercado. E pelo visto essa situação só irá mudar a favor do consumidor, quando outras empresas do ramo lançarem constantemente produtos melhores, com mais funcionalidades, a preços competitivos em relação às novidades lançadas pela Apple. E quando começar a doer no bolso da empresa, e na perda do "animo" de seu público (ainda) cativo, talvez tenhamos a chance de presenciar produtos dignos da marca da maça. E a limitação de seus produtos nunca foi falta da capacidade, e parece sim, ser seu "modo de vida".


    Notícias Relacionadas:

    - Conheça o HP Slate, o Tablet matador de iPad
    - Hacker Consegue Acesso Root no iPad
    - iPad Vende 300.000 Unidades no Primeiro Dia


    Links de Interesse:

    - What to expect from Apple’s iPhone 4.0 OS event
    - Apple to Unveil New iPhone 4.0 Operating System
    - Apple to Release iPhone OS 4.0 on Thursday

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L