• Reputação On-line: Orientações para um Melhor Gerenciamento

    Embora quase todos os dias, as pessoas sejam alertadas sobre os cuidados que devem tomar em relação ao seu comportamento na grande rede, nunca é demais reforçar que esses cuidados precisam ser cada vez maiores. Dessa forma, a AVG anunciou 12 dicas para que os indivíduos possam gerenciar, de forma eficaz, a sua reputação enquanto estiverem envolvidos em elevadas atividades de comércio eletrônico e mídia social durante os feriados. "É natural que os períodos de maior celebração sejam também os momentos em que a nossa guarda esteja baixa", disse o CEO da AVG, JR Smith. Se encontrar o presente perfeito em uma loja obscura on-line ou compartilhar fotos das férias de seus sonhos, a AVG tem interesse em equipar os clientes com as ferramentas de que eles precisam, para evitar o roubo de identidade e do temido overshare. E enquanto as férias são a ocasião perfeita para começar, as nossas sugestões são grandes regras para a prática de todo o ano.


    Dessa forma, a AVG oferece as seguintes 12 dicas para o indivíduo manter o controle e promover um engajamento frutífero na vida digital. Essas orientações são seguidas por muitas pessoas, mas ainda há um grande percentual de indivíduos que negligenciam tais práticas, achando que transtornos relacionados a sua segurança na Web jamais irão acontecer com eles.

    1. Ter muito cuidado com o que os especialistas chamam de privacidade da informação, que inclui informações de identificação pessoal. Nunca postar em qualquer site social o seu nome do meio, o seu endereço, ou o seu número de telefone. Se o site exige a sua data de nascimento para se inscrever, certifique-se de aplicar as configurações de privacidade máxima para essa etapa.

    2. Nunca enviar o seu número de segurança social, carteira de estudante, informações bancárias de qualquer natureza, ou informações de cartão de crédito.

    3. As pessoas compartilham um monte de informações de "rotina" em sites de redes sociais, incluindo férias e planos de viagem. Não faça isso. A divulgação de sua ausência de casa é um convite para roubo. (Caso pense que não, mas saiba que os assaltantes têm contas no Facebook).

    4. A maioria dos usuários do Facebook e usuários de outros sites de redes sociais gosta de postar fotos de si mesmos. Isso é parte da diversão de um site social. No entanto, um movimento muito mais estratégico é evitar postar imagem de si mesmo. Isso porque os avanços em software de reconhecimento facial permitem que estranhos de todos os tipos possam combinar sua foto não associada ao seu nome e, potencialmente, a um banco de dados de informações sobre você. Portanto, é preciso ter bastante cuidado, pensar antes sobre o que vai publicar e não ser impulsivo.

    5. Antes de postar qualquer coisa, imagine a sua família, seus pais, seus filhos, seus amigos, seu chefe, seus clientes, seus colegas de trabalho, seus funcionários, os futuros empregadores em potencial, futuros clientes em potencial, e potencial futuro cônjuge. Você acha que eles sentiria-se confortável com cada um deles, vendo ou lendo o que você está prestes a publicar?

    6. Tudo o que você posta pode ser copiado e republicado por pessoas, organizações e agências que você não conhece e em contextos que você nunca imaginou. Portanto, mais um motivo para ter cautela sobre o que vai fazer.

    7. Tudo o que você postar tem o inconveniente de permanecer na Internet e se tornar acessível a outros quase sempre.

    8. Evite a armadilha de TMI: Too Much Information. Fofocas em torno do bebedouro do escritório podem ser destrutivas, principalmente quando envolvem quem foi contratado para um novo projeto "secreto", quem está dormindo com o chefe, e assim por diante. As pessoas têm sido demitidas por conversas comprometedoras.

    9. Fique atento e dedique um tempo para entender as configurações de privacidade dos sites de redes sociais que você utiliza. No Facebook, por exemplo, qualquer pessoa pode ver as suas "informações públicas", que incluem o seu nome, imagem (se você postar um) ou outro "perfil" de imagem, sexo, nome de usuário, identificação de usuário (número da conta) e redes . À exceção destes princípios, você pode fazer uso do "seletor" para escolher quem vê cada pedaço de informação adicional que você postar. Ao usar a ferramenta "View As", você pode ver como o seu perfil no Facebook (timeline) aparece para os outros.

    10. Compartilhar informações com cautela e de forma seletiva. Isso ajuda bastante na preservação de seus dados, sem uma exposição que possa comprometê-lo.

    11. Muitas pessoas acreditam que quanto mais "amigos" tiverem em um site de rede social, melhor. Considere a vantagem estratégica de ser altamente seletivo.

    12. Lembre-se que sites de redes sociais podem estar sujeitos ao mesmo tipo de malware e ataques de phishing que afligem a Internet como um todo. Indiscutivelmente, o descontraído meio ambiente dos websites tornam os usuários ainda mais vulneráveis a ataques do que seriam em outro lugar na web. Portanto, lembre-se de tomar os devidos cuidados para proteger suas informações e ficar esperto em relação aos compartihamento das mesmas.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14149

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L