• PandaLabs: Quase 1/3 dos Computadores Estão Infectados por Malware

    A PandaLabs divulgou ontem, seu relatório anual de segurança, a partir do qual detalha um ano extremamente interessante de roubo de dados, ataques à redes sociais e um cenário de guerra cibernética. E qual a notícia que traz os números mais devastadores? 31,98 por cento de todos os computadores analisados ​​em todo o mundo contiveram ocorrência de malware. Com a adição dos números de 2012, o total de todas as amostras de malware no banco de dados do PandaLabs atingiu cerca de 125 milhões, e os pesquisadores estimam que pelo menos 27 milhões de novas linhagens de malware foram criadas em 2012.


    Trojans são Ameaças Constantes

    Os trojans continuam a representar a maioria das novas ameaças, incluindo três de cada quatro novas variantes de malware criados em 2012. Em 2012, os trojans dominaram a paisagem da ameaça mais do que nunca. Três em cada quatro infecções de malware foram causadas ​​por trojans (76,56 por cento), um aumento de até 10 pontos em relação a 2011. Uma das razões para este crescimento foi o aumento do uso de kit exploits, como Black Hole, que são capazes de explorar vulnerabilidades de sistemas para infectar computadores, automaticamente, sem que haja a intervenção do usuário.


    Na sequência das ameaças, os vírus vieram em segundo lugar (8 por cento), enquanto os worms caíram para o terceiro lugar na contabilidade, para 6,44% de todas as infecções. Além disso, os países líderes da lista da maioria das infecções são a China, Coréia do Sul e Taiwan, com 54,89, 54,15 e 42,14% dos computadores infectados, respectivamente. Em uma nota positiva, a proporção de computadores infectados em todo o mundo diminuiu significativamente. Na China, o número de computadores infectados caiu de 56 por cento em 2011 - para 54,89 por cento em 2012, e em Taiwan, a queda foi ainda maior (de 52 por cento, para 42,14 por cento).

    Os países com o menor número de infecções são a Suécia (20,25 por cento dos PCs infectados), seguido pela Suíça (20,35 por cento) e Noruega (21,03).


    Cibercriminosos Exploram Popularidade das Redes Sociais

    Vale ressaltar que os sites de redes sociais desempenham um papel vital na vida dos usuários da Internet, e são amplamente abordados no relatório emitido pela Panda Labs. A rede social Facebook e serviço de micro-blog Twitter continuam a estar entre os mais populares sites de mídia social, e são explorados por cibercriminosos para enganar os usuários, infectar seus computadores e roubar informações confidenciais. O LinkedIn, uma ferramenta que é cada vez mais parte essencial para aqueles que procuram emprego, também sofreu uma quebra enorme que levou ao roubo de 6,5 milhões de senhas de usuários.


    Práticas de Ransomware com Destaque no Cenário Cibernético

    Sobre as práticas de ransomware, estas também ganharam as manchetes em 2012. Centenas de milhares de infecções foram desencadeadas pelo vírus "Police Virus", que atingiram esses muitos computadores ao redor do mundo, usando o medo e a chantagem técnicas para extorquir dinheiro de usuários de computador. Além disso, os ataques cibercriminosos e a proliferação da social media tomaram os holofotes em 2012, e certamente, irão continuar a fazê-lo em 2013.


    Protegendo Redes e Sistemas Contra Cibercriminosos

    Assim, os cuidados especiais terão de ser tomados para proteger as redes, o sistema operacional e vulnerabilidades em aplicativos, devido ao fato de ter se tornado cada vez mais comum para os cibercriminosos e agências nacionais de inteligência a exploração de falhas de segurança para, silenciosamente, comprometer os sistemas.

    Além disso, os usuários do Android terão de enfrentar um número crescente de ataques de cibercriminosos voltados para esta plataforma, que a cada dia que passa torna-se vada vez mais popular. Sobre as práticas de ciber-espionagem e guerra cibernética, também vão estar em alta em um ano que se apresenta cheio de desafios com relação ao universo da segurança do computador.


    Saiba Mais:

    [1] Panda Security Labs http://press.pandasecurity.com/wp-co...eport-2012.pdf

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L