• Novidades no DigiKam 3 via Google Summer of Code 2012

    Um grande número de funcionalidades que estavam sendo desenvolvidas por estudantes participando do Summer of Code 2012 do Google, foram incorporadas na última e recente versão lançada do software de edição de fotografias de código aberto chamado digiKam. Por exemplo, a atual versão 3.0.0 inclui a introdução de uma ferramenta para transformar uma coleção de fotografias em um vídeo no formato slideshow, em uma seleção de diferentes formatos, além da habilidade para que o software também possa ler e apresentar meta dados em arquivos de video.


    Meta Dados para Video já disponível no digiKam

    O digiKam 3.0.0 melhora a capacidade do software no manuseio de formatos de imagem do tipo RAW através do Photivo, o processador de formatos RAW do utilitário. Vale ressaltar que mesmo essa funcionalidade já estando em produção, os desenvolvedores do projeto informam que ainda serão implementadas algumas melhorias ao processo no futuro.

    Outra novidade tem relação com a interface DLNA: a mesma já é capaz de expor coleções de imagens na forma de álbuns virtuais na rede, permitindo que outros dispositivos que suportam os protocolos UPnP e DLNA. Os desenvolvedores também informam que ainda estão trabalhando nas funcionalidades de reconhecimento de face, por isso a mesma não foi incluída nesse lançamento.

    Uma lista completa de todas as funcionalidades que foram implementadas com parte do evento Summer of Code 2012 já está disponível no KDE Community Wiki. O digiKam é parte integrante do KDE Software Collection, e sua versão 3.0.0 já pode ser baixada do site oficial do KDE. Seu código-fonte está sob a licença GPL.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: DigiKam 3 arrives with Summer of Code improvements

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L