• Samsung Knox: Tecnologia para Assegurar Privacidade do Usuário

    Durante a realização do Mobile World Congress, a Samsung anunciou o lançamento de sua tecnologia Knox, que trata-se de uma solução de segurança destinada a oferecer proteção do hardware aos aplicativos. A fabricante resolveu lançar a referida tecnologia, devido a sua contínua busca em conquistar o mercado corporativo, levando em consideração as dificuldades de convencer o mercado de que a plataforma móvel Android é suficientemente segura para fins empresariais. A ferramenta implementa a funcionalidade de segurança reforçada (SE) do Android, que foi desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, além de serviços de integridade de gerenciamento, que foram incorporados tanto em hardware quanto no Android.



    Samsung aposta na modernidade da tecnologia Knox para garantir a segurança de usuários de dispositivos móveis


    Relacionado à camada de aplicativos, Knox oferece uma solução que separa o uso do dispositivo móvel (profissional e pessoal). Esta divisão é imposta pelo SE Android além de criptografar arquivos do sistema, oferecendo proteção para que não haja vazamento dos dados e aplicativos de negócios, evitando as ações de vírus e disseminações de malware.


    Modernidade da Tecnologia Knox

    Samsung Knox é caracterizado pela leveza e alta compatibillidade com a infraestrutura empresarial, oferecendo total comodidade para os departamentos de TI que pretendem implementar e gerenciar estratégias de consumerização nas companhias, afirma, em comunicado, a fabricante sulcoreana. O Knox é acessado através de um ícone que fica disponível na tela dos dispositivos e apresenta aos usuários uma variedade de aplicativos empresariais em um ambiente seguro, incluindo e-mail, navegador, contatos, calendários, compartilhamento de arquivos, CRM e soluções de Business Intelligence.

    Além das funcionalidades já mencionadas, Samsung Knox permite ainda que os aplicativos existentes no ecossistema Android possam associar-se, automaticamente, aos programas computacionais corporativos. A solução é tão prática e moderna, que isenta os desenvolvedores de aplicativos do fardo de criar recursos empresariais individuais, como FIPS VPN, criptografia no dispositivo, Enterprise Single Sign On (SSO), o Active Directory e Smart Card com base no sistema de autenticação multi-fator.


    Complexidade Relacionada às Práticas de BYOD

    De acordo com as declarações de JK Shin, Presidente e Chefe de Divisão de TI e Mobile, "segurança e privacidade estão, compreensivelmente, unidas como barreiras para as empresas que estão caminhando para as estratégias de BYOD (Bring Your Own Device). Enquanto isso, os usuários têm consigo os mais novos smartphones e tablets lançados no mercado e estão batendo à porta dos departamentos de TI, exigindo que possam usar seus próprios dispositivos".

    Vale destacar que a tecnologia Knox, é uma solução corporativa da Samsung que está alinhada com o Programa Samsung For Enterprise (SAFE), o que caracteriza um esforço contínuo iniciado pela empresa, com a finalidade de promover a disponibilidade de seus dispositivos para uso empresarial.

    Em meio a tudo isso, surge uma interrogação: será que todo esse processo deixará o CIO mais tranquilo quanto a adoção em massa de dispositivos como o Samsung Galaxy SII para uso corporativo? O apelo de marca a empresa já tem, com os consumidores finais; agora, com as práticas de BYOD, esses consumidores terão que deixar uma nova solução ser executada dentro do dispositivo para que ele possa executar as tarefas corporativas com o gadget.

    Samsumg Knox estará disponível comercialmente em alguns dispositivos Samsung Galaxy, cuja divulgação será feita a partir do segundo semestre de 2013.


    Saiba Mais:

    [1] Information Week http://informationweek.itweb.com.br/...cnologia-knox/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L