• Red Hat Storage 2.0 Expande Opções de Armazenamento com Virtualização

    A Red Hat acaba de lançar a quarta atualização para a versão 2.0 de sua appliance integrada Red Hat Storage. O Red Hat Storage é construído através de uma combinação do sistema de arquivos GlusterFS e o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), oferecendo um servidor de appliance pré-configurado para armazenamento de dados via NAS (Network-Attached Storage). Assim sendo, o Red Hat Storage 2.0 Update 4, já suporta o armazenamento de máquinas virtuais via Red Hat Storage Server, sem precisar mais do armazenamento através de uma SAN (Storage Area Network) ou mesmo através de armazenamento baseado em software de escalonamento.


    Agora, as imagens das máquinas virtuais podem ser armazenadas em um sistema de arquivos compatível com o padrão POSIX e poderão ser gerenciadas através do Enterprise Virtualization Manager da própria empresa.

    Novidades

    O Server-side Quorum é uma nova funcionalidade que permite aos administradores se protegerem contra falhas em partições netwoServer-side Quorumrk. Os administradores também podem marcar o número máximo de falhas que um pool de armazenamento de confiança pode sustentar antes que o servidor marque o sistema como indisponível, permitindo assim proteger o ambiente contra a perda de dados. Outra funcionalidade é a prevenção para que usuários root não tenham privilégios elevados ao acessarem certos volumes, ao associar os privilégios dessas áreas como nfsnobody --- um processo conhecido como "root squashing".

    Dentre outras funcionalidades adicionadas através dessa nova atualização destacamos a habilidade de configuração do tamanho das requisições do FUSE além do suporte para criptografia de disco permitindo que os usuários criem "bricks" que restringem o acesso aos volumes criptografados. Uma lista completa de todas as funcionalidades dessa nova atualização, assim como uma lista com todos os pacotes que foram atualizados você encontra nas notas e lançamento. Algumas falhas de segurança também foram corrigidas com esse novo update.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Red Hat Storage 2.0 expands virtualisation storage options (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L