• AMD: Suporte para Aceleração de Video no Linux e Mesa 3D

    O aplicativo Mesa 3D agora pode utilizar o Unified Video Decoder (UVD) encontrado em chips gráficos modernos da Radeon. Esse decoder é mais eficiente com formatos de videos comuns que com software que decodifica utilizando o processador principal ou os shaders do processador gráfico. O suporte para UVD chegou com extensões que foram criadas por Christian König, desenvolvedor da AMD, e que recentemente foi adicionado ao projeto Mesa 3D. Assim sendo, o mesmo deverá ser parte integrante da próxima geração do Mesa 3D que provavelmente será lançada como versão 9.2 ou 10.0.


    Uma vez liberada, espera-se que essa geração seja rapidamente integrada nos branches de desenvolvimento das distribuições Linux, porque o Mesa 3D é um componente importante para qualquer distribuição que queira dar suporte 3D para os chips gráficos correntes no mercado.

    Porém, utilizar as vantagem do suporte a UVD no branch de desenvolvimento do Mesa 3D irá requerer mudanças a serem feitas no kernel Linux. E se tudo correr bem, essas modificações deverão ser integradas na versão 3.10 do kernel. Se os desenvolvedores do kernel mantiverem seu ritmo atual, essa versão poderá estar disponível em Julho desse ano de 2013.

    Suporte e Licenciamento

    Entretanto, não se sabe se o suporte a UVD será habilitado por padrão nas distribuições Linux que incluírem a nova versão do Mesa 3D e o kernel já modificado para usufruir dessas melhorias. Junto ao suporte para UVD está disponível um arquivo readme para o Mesa 3D que o código implementa tecnologias de terceiros como H.264, MPEG-2, MPEG-4, AVC e VC-1, mas não inclui uma licença de usuário para as mesmas. O documento também destaca que a codificação do tipo MPEG-2 está disponível de forma exclusiva para "Uso Pessoal". Como consequência, várias distribuições Linux poderão omitir esse código por receio de uma potencial disputa de licenciamento, ou processos de patentes. Por sinal, esse é o mesmo motivo pelo qual o driver de aceleração de video para os chips gráficos Intel recentes terem sido omitidos em algumas distribuições.


    Saiba Mais:

    - Heise Online: Linux and Mesa 3D support for AMD's video accelerator (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L