• Android para Principiantes: Opções de Segurança com Bloqueio de Tela

    Devido a extensa gama de recursos e funcionalidades, podemos dizer que um telefone celular, praticamente, carrega nossa vida no que está relacionado à informações. Talvez pareça exagero, mas as pessoas passam muito mais tempo com este gadget do que na companhia dos amigos e da família e, por causa disso, a probabilidade de deixar o seu smartphone em um bar, restaurante, ou outro local que você frequenta é muito grande. Em decorrência disso, nessa postagem da série Android para Principiantes, será enfatizada a questão das das opções de segurança para a tela de bloqueio do sistema Android.





    Nas versões do Android 4.0 e versões posteriores a ela, o usuário pode contar com seis diferentes opções para o bloqueio de tela, cada uma delas com um nível específico de segurança. Caso a pessoa utilize um dispositivo que esteja executando uma versão do sistema operacional do Google, como é o caso do Galaxy S3, é possível perceber diferenças nesta funcionalidade. Porém, na maioria dos casos, todos agem de maneiras similares.

    Para acessar as opções de bloqueio de tela, a localização universal está em Configurações > Segurança. Uma vez dentro do tópico, o usuário irá visualizar uma opção no topo chamada "Bloqueio de tela", que, em seguida, o levará para as suas opções de bloqueio de tela. Vale lembrar que o Android 4.0 e versões superiores, oferecem opções como: Nenhuma, Deslizar, Desbloqueio Facial, Padrão, PIN e Senha. Na sequência, falaremos um pouco de cada uma delas:





    "Deslizar" para Destravar o Smartphone

    "Deslizar", certamente, é a tela de bloqueio mais utilizada de todas - pois é basicamente o padrão. Esta tela de bloqueio não é segura, pois qualquer pessoa pode desbloquear o aparelho, a qualquer momento, bastando apenas deslizar o dedo sobre a tela e o telefone será ativado. Portanto, não há senhas ou padrões, é simplesmente uma maneira de manter o seu telefone bloqueado para não fazer ligações desnecessárias ou acessar aplicativos que farão você utilizar seu plano de dados involuntariamente.

    O interessante ao utilizar essa função, é que você ainda pode acessar a barra de notificações sem precisar desbloquear a tela do seu telefone. Além disso, nenhuma das outras opções de bloqueio de tela permitem isso, mas também são tecnicamente mais "seguras".


    Desbloqueio Facial

    A possibilidade de desbloqueio utilizando o rosto do usuário foi introduzida com o Android Ice Cream Sandwich, como uma forma divertida para destravar o telefone. Para definir esta opção, o usuário precisa posicionar o seu rosto dentro de um elemento pré-determinado pelo recurso, usando apenas a sua câmera frontal para tal finalidade.

    A imagem facial será capturada e reconhecida pelo sistema. Uma vez reconhecida a imagem, você também será questionado a fornecer uma opção de backup, no caso do dispositivo não poder reconhecer a imagem facial. Aliás, podemos dizer que esta foi uma grande sacada dos desenvolvedores. As duas opções de backup são PIN ou padrão.
    Com a configuração "Bloqueio Facial", você ativa o seu telefone apontando a câmera na direção da imagem e, uma vez que o aparelho fizer o reconhecimento, ele estará destravado. Caso contrário, ele vai pedir que você introduza seu PIN de backup ou padrão para desbloqueio.

    Importante deixar claro que muitas pessoas já encontram formas de burlar a opção "Desbloqueio Facial". Dessa forma, embora seja mais seguro que a opção "Deslizar", tenha em mente que você estará sob uma segurança limitada.


    Padrão, PIN e Senha

    Esses três elementos são exatamente o que parecem: a partir deles, o usuário criará um padrão, um PIN numérico ou uma senha alfa-numérica que precisa ser inserida, a fim de desbloquear o telefone. Estas são, sem dúvidas, as três opções de bloqueio de tela mais seguras para o seu Android. Agora, tenha em mente que se você não souber ou esquecer as informações de entrada destas funções, você não terá permissão para acessar o telefone.

    Importante saber que, caso você não possua um plano de Internet como 3G, não bloqueie a tela do seu Android utilizando uma senha, pois caso alguém ache seu dispositivo, não poderá acessar a rede Wi-Fi e você nunca terá o aparelho novamente. Outro ponto importante a ser lembrado, é sobre o "Reset" do seu smartphone: o procedimento é muito fácil, basta entrar em modo "Recovery" e apagar os seus dados, independente de bloqueio por senha.

    Dê preferência ao bloqueio de IMEI, pois isso vai evitar que estranhos usem, vendam ou troquem os seu dispositivo Android. Com o acesso a tecnologia 3G, você pode rastrear seu smartphone a qualquer momento.

    Outra observação importante: nunca coloque no "Modo Avião", já que corta qualquer tipo de conexão, evitando assim que você encontre o aparelho.


    Saiba Mais:

    [1] AndroidPIT http://www.androidpit.com.br/bloquei...roid-seguranca

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L