• Conta da Associated Press no Twitter Invadida e Dow Jones Cai

    A conta da rede social de microblogs Twitter pertencente aso serviços de news da Associated Press (@AP) foi comprometida e utilizada para plantar uma notícia falsa. Na terça-feira à noite, dia 23 de Abril de 2013, o seguinte Tweet apareceu na página da agência do Twitter: "Breaking: Two Explosions in The White House and Barack Obama is injured" (em tradução livre para o Português do Brasil: "Última Notícia: Duas Explosões na Casa Branca e Barack Obama está Ferido"). Pouco tempo depois, a conta da Associated Press no microblog foi suspensa. A empresa então utilizou diferentes contas para corrigir o falso-pronunciamento e explicar que sua conta principal havia sido invadida. A mesma também anunciou que todas as suas demais contas no Twitter seriam suspensas "até que se possa garantir sua segurança".


    Tweet Falso sobre as Explosões na Casa Branca e Barack Obama Ferido.

    Repercussão na Bolsa de Valores

    E o estrago foi mais longe. O tweet falso afetou temporariamente o índice Dow Jones do mercado de ações nos Estados Unidos, que caiu 140 pontos mas rapidamente se recuperou após Jay Carney, o secretário de imprensa da Casa Branca afirmar que "O presidente está bem, eu estava com ele" desmascarando assim a especulação sobre a informação falsa anteriormente postada na conta da AP.

    Phishing, ou Inside-Job?

    Como os supostos crackers ganharam controle da conta de Twitter da Associated Press ainda não está claro. Entretanto, de acordo com Mike Baker, empregado da AP, a invasão ocorreu em menos de uma hora após vários funcionários da companhia terem recebido "um email de Phishing impressionantemente disfarçado". Vale lembrar que, recentemente, um grande número de contas de Twitter importantes já foram comprometidas. Em um dos incidentes mais recentes, crackers que afirmam pertencer ao "Syrian Electronic Army" (em tradução livre para o Português do Brasil: "Exército Eletrônico da Síria") invadiram a conta oficial da FIFA no Twitter e postaram mensagem falsa afirmando que o presidente Joseph "Sepp" Blatter havia renunciado ao cargo devido a alegações de corrupção.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Associated Press Twitter hack makes Dow Jones Index blip (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L