• Protocolo MQTT chega a OASIS

    Os desenvolvedores dos protocolos "Internet of Things" (IoT) e "Machine-to-Machine" (M2M) deram um passo a frente já que os membros da OASIS se juntaram para formar um comitê técnico para o desenvolvimento de uma versão padronizada do protocolo MQTT. O MQTT, um acrônimo para Message Queuing Telemetry Transport frequentemente chamado de Mos, é um protocolo de transporte de mensagem de publicação/subscrição otimizado para a conexão de dispositivos físicos com servidores de todos os tamanhos. O mesmo é projetado para operar onde o recurso de banda é limitado, como por exemplo em redes wireless de baixa potência, conexões dial-up, ou mesmo utilizando links via satélite. O MQTT também se destaca por ter um código de assinatura pequeno, podendo ser facilmente implementado em microcontroladores.


    O OASIS efetuou um chamado para o comitê em Fevereiro deste ano de 2013; um chamado que foi respondido pela Cisco, a Fundação Eclipse, a Eurotech, a IBM, a Kaazing, a Machine-To-Machine Intelligence (M2Mi), a Red Hat, a Software AG e a TIBCO, que atualmente patrocinam o comitê técnico.

    Espera-se que o grupo pegue a atual especificação MQTT 3.1 --- que foi doada para o cmitê pelos seus autores originais, a IBM e a Eurotech --- e trabalhe para sua padronização, enquanto também trabalham em requerimentos para melhorias, documentação, melhores práticas e oferecendo informação sobre a melhor maneira de integrar o MQTT com vários sistemas de registros e identificação. O MQTT já é largamente suportado por servidores e corretores como implementações de código aberto em ActiveMQ, Eclipse Paho, eMQTT, Moquette, Mosquitto, MQTT.js e RabbitMQ.

    De acordo com o CEO da OASIS Laurent Liscia "Nós estamos satisfeitos em saber que o Comitê Técnico do MQTT irá operar o modo Non-Assertion Intellectual Property Rights da OASIS, o que irá adicionar garantia para os desenvolvedores e promover uma adoção generalizada". Liscia aplaudiu a IBM e a Eurotech por trazerem o MQTT para o processo de padronização aberta da OASIS. Vale lembrar que recentemente a OASIS foi reconhecido pela ANSI por seus processos de padronização.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Internet of Things moves forward with plan to standardise MQTT (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L