• GitHub Libera Bibliotecas API para Ruby e Objective-C

    O serviço de hospedagem de código GitHub acaba de lançar bibliotecas clientes para a GitHub API sob o nome coletivo de Octokit. As duas bibliotecas estão implementadas em Ruby e Objective-C, e oferecem acesso para os repositórios e páginas do GitHub, incluindo autorização básica a OAuth. Por enquanto esse polvo só possui dois tentáculos, mas espera-se que no futuro, outras linguagens sejam adicionadas a ferramenta.


    O Oktokit.rb, a biblioteca Ruby, é baseada no trabalho feito pela comunidade Ruby e, com o anúncio do GitHub, agora foi elevada para o status oficial. E o Octokit.objc foi extraído co cliente Mac do GitHub pela equipe de desenvolvimento Mac da empresa. Ela oferece um framework Cocoa e Cocoa Touch para a API de serviços e foi construída utilizando a camada do modelo Mantle do GitHub.

    As duas bibliotecas foram lançadas sob a licença MIT. O código fonte está disponível no GitHub e possui um link para o web site do Octokit. O anúncio do GitHub se refere a esse lançamento como as "primeiras duas bibliotecas" no projeto, o que parece ser intenção da companhia a expansão do Octokit para demais linguagens no futuro.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: GitHub releases API libraries for Ruby and Objective-C (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L