• Editor de Video Lightworks Abre seu Código

    A empresa EditShare acaba de anunciar que seu editor de video Lightworks, muito utilizado nas produções cinematográficas de Hollywood, agora é software livre e de código aberto. Essa poderosa ferramenta é muito utilizada por produções como Centurion, e Shutter Island (esse último de Martin Scorsese). E EditShare adquiriu o Lightworks em setembro de 2009, e informou que iria liberar seu código como sua continuada estratégia open source.

    O Lightworks existe desde 1989 e sempre se destacou por causa de sua interface sempre intuitiva, sua sincronização em tempo-real e suas funcionalidades de edição por múltiplas câmeras. Esse software também é capaz de trocar dados com outros editores de video como o Acid e o Final Cut. A intenção da EditShare em abrir o código do Lightworks é a de atrair uma verdadeira comunidade de desenvolvedores que poderão contribuir para a adição de novas funcionalidades ao programa.


    Porém, as futuras versões desse software, assim como a aceitação de novas funcionalidades e códigos ao mesmo, serão sempre coordenadas por uma equipe de desenvolvedores interna à própria EditShare. Mas nada impede que sejam criados forks desse projeto para que o mesmo esteja completamente nas mãos da comunidade.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ce-979243.html