• Oracle Adquire Phase Forward

    A Oracle não para com suas aquisições no mercado, e agora acaba de anunciar a compra da empresa de software farmacêutico Phase Forward, um pioneira em aplicações para companhias da área de ciências da vida e profissionais de saúde. Na compra, a empresa teve seu valor de ação estipulado em US$ 17,00, sendo o valor total da compra em US$ 685 milhões. A finalização da compra da Phase Forward está prevista para se concretizar até a metade do ano de 2010.

    A aquisição da Phase Forward faz parte de um plano de expansão de mercado da área de saúde da empresa. Para quem não lembra, a Oracle já havia adquirido outra empresa do setor de saúde em 2009, a Relsys. A Relsys era uma concorrente direta da Phase Forward, e com essa atual aquisição, a Oracle acaba de criar um enorme monopólio neste mercado vertical.

    A Phase Forward possui uma suíte de aplicativos de pesquisa clínica, o ICRS (Integrated Clinical Research Suite) e seu modelo de negócios é baseado em SaaS (Software as a Service) que gerencia o desenvolvimento clinico e processos de segurança em ensaios clínico s de Fase 1 (Phase 1) através de submissão regulatória e monitoramento pós-aprovação.

    A Oracle já está atuando na área de saúde a algum tempo com o Oracle Health Sciences, e com a aquisição, recursos complementares serão adicionados, possibilitando que essa combinação possa permitir à pesquisadores, profissionais da área de desenvolvimento clínico, médicos, reguladores e pacientes, uma maior captura, acesso e compartilhamento de dados, de forma segura e eficaz. E sim! A aquisição da Phase Forward pela Oracle é consistente com sua estratégia de fornecimento de aplicações de missão crítica para indústrias-chave.

    A gerência e os empregados da Phase Forward esperam se juntar a Oracle, como parte integrante do Oracle Health Sciences Global Business Unit, a unidade da empresa voltada para os negócios na área de ciências da saúde. Claro que a aquisição ainda não está concluída, e a transação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas e devidas aprovações regulatórias, além de outras condições habituais de fechamento de contrato. A esperança é que o processo seja finalizado ainda em meados de 2010.

    De acordo com Neil de Crescenzo, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Oracle Health Sciences, "As ciências da vida e a indústria da saúde estão convergindo a medida quer tentam controlar os custos e acelerar a inovação centrada no paciente", e ainda acrescentou que a "Phase Forward traz excelentes produtos e funcionários com conhecimentos significativos para a Oracle, que irão ajudar a empresa a viabilizar a prestação de cuidados referentes a saúde e medicina personalizada, baseada em valores".

    Já Bob Weiler, Chairman, presidente e CEO da Phase Forward afirma a importância de seu produto, citando que o mesmo já foi "Implantado em mais de 10.000 testes clínicos" e que "o software da Phase Forward tem sido utilizado com sucesso por centenas de clientes, para acelerar a inovação no desenvolvimento de novas drogas e dos cuidados com os pacientes". Ele completa informando que "Estamos ansiosos para combinar a nossa experiência com saúde ao Oracle Health Sciences" da Oracle.

    Esta aquisição da Oracle foi uma das maiores dos últimos tempos, e isso mostra que a empresa busca crescimento em outros setores de mercado, tanto quanto o que já faz no mercado de TI. Sua última grande aquisição foi a Sun Microsystems, empresa que muito atuou no mercado de software livre e de código aberto (SL/CA). E em vista das políticas de mercado agressivas da Oracle, muitos da comunidade se mostraram preocupados com o futuro de toda essa gama de software open-source, como o sistema operacional OpenSolaris e o bando de dados relacional MySQL.


    Links de Interesse:

    - Oracle Buys Phase Forward
    - Oracle Acquires Phase Forward for $685 M


    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L