• Flip SlideHD da Cisco

    Cisco sempre pareceu ser sinônimo de "coisa complicada", não é memos? Não mais. A famosa empresa conhecida pelos seus equipamentos de alta-performance para LANs e WANs, acaba de lançar um produto inovador e visivelmente fácil de utilizar, o Flip SlideHD. O produto é uma câmera de vídeo de bolso, com capacidade de armazenamento de 16GB, capaz de efetuar gravações e até 4 horas de duração, com vídeos na resolução de 1280 x 720 pixels. E o pequeno possante ainda vem com tela sensível ao toque de 3 polegadas, com o recurso de slide-up.



    O Flip SlideHD foi lançado na última quarta-feira, como a mais recente adição à família Flip da empresa, e o primeiro da linha a ter tela com o sistema slide-up, onde o usuário poderá com apenas um dedo, passar as imagens registradas pelo aparelho como se fosse um carrossel, e apresentá-las independentemente na tela do próprio Flip. Quem anunciou o produto foi um funcionário da BestBuy, antes de seu real lançamento no dia 13 de abril.

    De acordo com o fabricante, a tela é widescreen para facilitar a execução de vídeos, e a navegação do próprio usuário pelos seus arquivos. O dispositivo possui zoom digital de 2x, alto-falantes e uma saída para TV. A bateria do dispositivo permite o uso por até duas horas sem interrupção, e o próprio corpo do aparelho pode ser customizado com imagens que o usuário pode adquirir na própria loja online da empresa. E opções é o que não falta. São centenas de imagens à disposição. O preço sugerido do equipamento é de US$ 280,00.

    A Cisco adquiriu a linha Flip através da compra da Pure Digital Technologies por US$ 590 milhões em ações, no ano passado. Naquela época, mais de 2 milhões de câmeras Flip haviam sido vendidas desde o seu lançamento em 2007. A Cisco afirma que esse número já chegou a mais de 4 milhões de unidades nos dias de hoje. O produto representa uma nova direção para a companhia, que agora faz parte da Cisco. Além do recursos de slide-up, o modelo atual vem com o dobro da capacidade de armazenamento dos modelos anteriores.

    Neste nova versão, ao adicionar a tela touchscreen, o aparelho conseguiu reduzir consideravelmente o número de botões físicos. Assim como nos atuais smartphones com tela sensível ao toque, você controla essa câmera de bolso através de toques em sua tela, onde se encontram seus botões virtuais. Por exemplo, para reproduzir um vídeo armazenado, basta um toque em sua imagem miniatura correspondente que aparece na tela.

    Mas e acordo com alguns analistas que testaram o produto, a sensibilidade da tela, de longe, nem se compara a tela do iPhone 3GS da Apple. nem mesmo se aproxima a terceira geração do iPod Touch, ou mesmo do recém-lançado iPad. O Flip SlideHD ainda está muito longe de ter a sensibilidade de toque correspondente a esses produtos. Mas mesmo assim funciona muito bem, sem nenhum problema de resposta na interação do usuário com o dispositivo.

    Este produto pode ser bastante versátil, mas o mesmo não permite que seja armazenado qualquer tipo de vídeo. Um exemplo são os mais que lugar-comum, arquivos AVI. O Flip não consegue reproduzir esse tipo de arquivo, o que sinaliza que o produto vem limitado propositalmente, por questões de mercado. Mas o produto da Cisco carece de mais inovações. E o dia que a Apple resolver colocar uma câmera HD em seu iPhone ou iPod Touch, o Flip terá grandes problemas no mercado. Já chega que com as atuais especificações deste aparelho estão muito próximas do desatualizado HD Ultra, que pode ser encontrado no mercado a um preço bem abaixo do Flip.


    Links de Interesse:

    - Cisco Intros Touchscreen Flip
    - Cisco revels in simplicity with Flip SlideHD and Valet router

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L