De acordo com as considerações feitas pelo executivo Marcos Assi, consultor da MASSI Consultoria pode parecer repetitivo, mas muitos sabem do que se está falando, afinal de contas existem algumas pessoas e empresas representadas por indivíduos, que em seu discurso inicial, parecem outra pessoa, e na prática fazem tudo completamente diferente. Mas, será que alguém saberia identificar esses motivos? O executivo acredita ter a resposta para isso, o que envolve interesses pessoais, e ficou pensando, fortemente, sobre o por que das pessoas fazerem isso; entretanto muitos dos nossos problemas são causados por motivos alheios a nossa vontade e conhecimento, mas quando levamos este pensamento para o mundo corporativo, as desilusões e decepções aumentam consideravelmente.
Processos de Negócios, Conduta Pessoal e Falta de Respeito
Isso porque ao iniciar algum processo de negócio, no começo é tudo maravilhoso, mas com o tempo as pessoas mudam de postura e em certos casos, desrespeitam processos e cá entre nós, é necessário levar em consideração que um contrato é a formalização daquilo que foi combinado, e quando não se tem nada escrito e assinado, as pessoas não tem o mínimo de respeito por isso. Portanto, seria de extrema importância que todos tivessem uma postura diferenciada e respeitassem os direitos dos outros, para que os seus também fossem respeitados.
Falar de controles internos, compliance, governança corporativa e gerenciamento de negócios, seria um dos pontos de maior tranquilidade no mundo corporativo, desde que todos fizessem sua parte. Porém, ficar esperando um comportamento ético e profissional das pessoas sem que haja documentos para isso, ainda pode parecer uma grande ilusão. Agora, muitos falam de conduta ética no mundo dos negócios, mas a prática não está conduzindo à perfeição. A partir daí, o discurso fere muitos princípios básicos do direito de uso, cópias indevidas (piratas), utilização de material sem as devidas referências do autor, e o mais engraçado, a utilização do material de outras pessoas sendo apresentados como se fosse da pessoa que o detém.
Conceitos Diferenciados Sobre Benchmark
Isso remete ao conceito de benchmark; quando é feita a cópia de alguém é benchmark, claro, afinal nós estamos copiando do outro para "engrandecer, alavancar nosso conhecimento"; mas quando copiam da gente, é plágio. Assim, percebemos que alguma coisa esteja errada, não que haja alguma objeção contra a repetição da ideia, mas vamos combinar, é digno, correto e sinônimo de lisura dar o crédito para quem criou.
Nesse contexto, os profissionais de compliance dedicam parte de suas atividades na busca pelo código de conduta e ética ideal, mas o grande problema está nas pessoas, que precisam reciclar um pouco mais o seu caráter, e entender que todos temos direitos e deveres, inclusive devendo respeitar ao trabalho do outro, a empresa do outro e as criações de clientes, de terceiros e até mesmo de ex-parceiros de negócios.
Portanto, diante de tudo o que foi explanado, é pertinente finalizar, com a seguinte afirmação: o caráter, a honestidade, o respeito, a ética e a conduta profissional, não se faz com discursos bonitos e bem elaborados, mas com a boa prática e bons exemplos, destinados a todos aqueles com quem nos relacionamos, e isso evidencia se sua conduta é ética. O que vale mesmo são as atitudes, a prática, pois elas sim estão acima de qualquer palavra ou teoria.
Saiba Mais:
[1] Information Week http://informationweek.itweb.com.br/...e-ao-discurso/