• Organizações Educacionais: Defesa Contra Ameaças On-line

    As crianças e adolescentes quando estão de volta à escola, espera-se que elas estejam seguindo o conselho certo de como se manter seguro em um ambiente educacional. Porém, os alunos não são os únicos que devem estar preocupados com a segurança. Nesse contexto, algumas organizações educacionais e distritos escolares também precisam garantir que eles estejam seguindo a estratégia certa para proteger os seus alunos, funcionários e os dados confidenciais, protegendo a todos contra ação de malware e outras ameaças similares.


    Escolas e a Inserção no Mundo Cibernético

    Não faz muito tempo que muitas escolas não tinham uma presença on-line tão marcante; isso porque poucas salas de aula tinham computadores e muitos deles não estavam conectados à Internet. Mas nos dias de hoje, as organizações educacionais são obrigadas a saber lidar com responsabilidade, ao serem inseridas nesse universo cibernético, e são confrontadas com uma série de desafios para proteger os dados contra uma ampla variedade de ameaças e vetores. Sendo assim, através de considerações feitas pelo especialista em segurança Scott Campbell, da ThreatTrack Security, segue alguns desses vetores e quais as opções de proteção que estão disponíveis.


    1.Problema: muitos distritos escolares estão usando computadores mais antigos (e sistemas operacionais mais antigos), porque eles não têm o orçamento necessário para realizar upgrades ou substituições. Isso está causando problemas de desempenho para os usuários, porque os produtos AV estão monopolizando os recursos.

    1.Solução: Muitos produtos AV hoje obrigam que os usuários utilizem uma máquina mais nova e mais moderna. E com tantas assinaturas que estão sendo adicionadas em uma base regular, o software fica mais pesado ao longo do tempo. Uma solução para isso é testar vários produtos AV em uma máquina antiga, para determinar qual deles tem o menor impacto sobre o desempenho do computador utilizado. Para PCs ainda usando o Microsoft Windows XP, tenha em mente que a Microsoft está terminando o suporte para esse sistema operacional em abril de 2014. Se vai ou não atualizar o hardware, é importante manter um sistema operacional atual, a fim de ficar devidamente protegido contra as ameaças.

    2.Questão: Como comprometer os orçamentos da educação, assim como os recursos de TI para gerenciar e controlar as aplicações e dispositivos utilizados por alunos e professores. Os administradores de TI não têm tempo para gerenciar de forma proativa, porque eles gastam muito tempo em aplicação de patches, removendo aplicações que não servem mais, dentre outras atividades similares.

    2.Solução: Para isso, existe um número limitado de soluções de segurança que integra hoje o sistema de gerenciamento de patches de terceiros, e ferramentas de remoção de aplicativos antivírus que permitem que os administradores de TI possam fazer um uso mais valioso de seu tempo.

    3.Questão: Um desafio que os distritos escolares (para não mencionar muitas empresas) enfrentam, é a gestão e a segurança de um ambiente multi- OS. As ameaças vêm em muitas formas, algumas focando a exploração das fraquezas de um sistema operacional específico. Quanto mais sistemas operacionais você tiver, maior será o número de brechas que você precisará fechar. Há também a questão de encontrar uma solução de segurança que seja forte o suficiente para atuar em várias vertentes.

    3.Solução: Procure um console de segurança que administra vários sistemas operacionais, como Windows, Mac, iOS e Android, em um único dashboard glass. Quanto mais o console puder gerenciar a partir de um ponto de vista do sistema operacional, menor a probabilidade de que algo está a esgueirar-se; assim, você vai saber do que se trata e do que está acontecendo do ponto de vista da segurança da informação.

    4.Questão: Mais alunos estão trazendo dispositivos móveis para a escola, e mais escolas estão aproveitando a tendência de BYOD, fornecendo materiais de aprendizagem e outras informações on-line. Assim, os sistemas de gerenciamento de quem tem acesso a quê e quando, estão se tornando um sério desafio para muitos distritos escolares.

    4.Solução: o gerenciamento de dispositivo móvel tornou-se uma característica importante para as soluções antivírus. Não só os alunos devem utilizar a sua própria solução AV em seus dispositivos, mas os distritos escolares e outras organizações também devem certificar-se de que sua solução AV tem a capacidade de gerenciar os antivírus para a plataforma Android, bem como fornecer segurança móvel para iOS e outros dispositivos, garantindo que a rede continua livres de quaisquer ameaças.

    5.Questão: Proteger as notas dos alunos e outros dados pessoais é um objetivo primordial para qualquer organização educacional. A violação de dados pode causar significativo dano financeiro e de outra forma, transformar a instituição em uma escola que não consegue manter os alunos seguros.

    5.Solução: A solução de segurança deve ser capaz de acompanhar o que está acontecendo em ambas as direções, e alertar os administradores de TI dsobre e todo o movimento habitual. Um firewall bidirecional protege contra ameaças de entrada e saída, e deve fornecer regras opcionais para aplicações, portas e serviços do sistema. Além disso, os recursos de filtragem da Web devem bloquear automaticamente URLs maliciosos e sites de phishing da Web, sobre os quais os usuários podem tropeçar.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/article.php?id=1884&p=2

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L