• Como Capturar o Tráfego de Rede Local em um Dispositivo Android Unrooted

    O Google Play abriga uma série de aplicações, que se concentram sobre o tráfego de rede local (sniffing) para dispositivos Android, mas para a maioria deles, é necessário que haja um foco no root do dispositivo. O executivo Berislav Kucan, trabalhou em um projeto onde precisava de uma visão rápida sobre as solicitações de rede de um aplicativo Android, a partir de uma maneira mais fácil de configurar um sniffer local no próprio dispositivo.


    Nesse contexto, o executivo apresenta tPacketCapture, que é um aplicativo gratuito desenvolvido pela empresa japonesa Taosoftware e distribuído através do Google Play. A sua principal vantagem é que não exige um dispositivo rpot, uma vez que que é utilizado, de forma hábil, o VpnService, fornecido pelo sistema operativo Android. VpnService cria uma interface de rede virtual e através deste método, permissões no root são necessárias para a captação de pacotes.

    Além de tudo isso, o executivo tem em mente que esta aplicação só pode gravar o tráfego local entre o seu dispositivo Android e a rede conectada, por isso não é uma solução voltada para um processo de sniffing passivo de toda a rede e seus dispositivos interligados.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/article.php?id=1901