• Halloween: Fantasias, Doces e Oportunidades para Cibercriminosos

    Com o Halloween se aproximando, o pensamento de todos gira em torno de fantasias e doces, e os cibercriminosos estão igualmente alvoroçados com isso. Dessa forma, os pesquisadores da Trend Micro encontraram vários golpes sendo aplicados, devido ao criminosos tirarem proveito do próximo feriado. As investidas ocorrem em sites populares como Facebook, Twitter e YouTube. Os golpes utilizam produtos livres ligados às festas de Halloween, como isca para atrair suas possíveis vítimas. Buscando a frase "Halloween Get Free", a vítima irá até um vídeo suspeito do YouTube:




    A URL anuncia a página do vídeo, que leva os usuários a um site malicioso, que pede suas informações pessoais, incluindo seu endereço de e-mail.






    Usando palavras-chave semelhantes no Twitter, rendeu a detecção de duas contas suspeitas. Cada conta tinha uma relação Halloween-themed, talvez para atrair os usuários com a finalidade de verificar as suas contas. Cada conta anuncia a oferta de doces de Halloween com um URL correspondente para obter o referido "doce". O website anunciado leva os usuários a golpes de pesquisa, ao invés dos tais doces. Além disso, o Facebook também se tornou o ponto para uma pesquisa temática do Halloween. Dessa forma, os pesquisadores da Trend Micro encontraram uma página de Facebook que anuncia doces de Halloween, como o mesmo golpe aplicado via Twitter. Para obter o doce, os usuários devem clicar em um link na página indicada.


    Saiba Mais:

    [1] Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...-intelligence/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L