• Disponível Oracle Enterprise Manager 12c em Nova Versão

    Banco de Dados como Serviço ou DataBase as a Service (DBaaS), oferece às organizações um processo bastante acelerado de implantação, capacidade elástica, maior eficiência de consolidação, maior disponibilidade e custo operacional total mais baixo e complexidade. O Oracle DataBase 12c fornece uma arquitetura multitenant inovadora, com bases de dados plugáveis ​​que tornam mais fácil oferecer DBaaS, e consolidar as bases de dados em nuvens.


    Implementação de Novos Recursos de Automação

    Para apoiar a mudança dos clientes para este modelo, o Oracle Enterprise Manager 12c adiciona novos recursos de automação, para permitir o rápido provisionamento de nuvens de banco de dados por meio de auto-atendimento, poupando tempo e esforço dos administradores. Estas novas capacidades podem ajudar os clientes do Oracle 12c DataBase a adotar mais esse processo de forma mais rápida e abrir o caminho para um modelo de entrega DBaaS.


    Nesse contexto, a Oracle anunciou uma nova versão do Oracle Enterprise Manager 12c, que fornece uma solução de gerenciamento de ciclo de vida completo do DBaaS para Oracle Multitenant, uma opção para Oracle Database Enterprise 12c Edition. Com este lançamento, o Oracle Enterprise Manager 12c suporta as escolhas mais amplas para entrega de soluções DBaaS, incluindo banco de dados completo, schemas e DBaaS - permitindo com que administradores possam oferecer melhores opções aos seus usuários, poupando tempo e esforço no provisionamento de serviços.


    Recursos Inovadores e Soluções DBaaS

    Ao combinar esses novos recursos com as capacidades de gerenciamento já existentes para o Oracle Exadata Database Machine, os clientes podem implementar rapidamente soluções DBaaS em ambientes escaláveis​​, capazes de alimentar mais serviços com desempenho e disponibilidade extrema.

    Além disso, novas otimizações para o Oracle Real Application Testing permitem a verificação rápida e simplificada de operações de administrador de banco de dados, diretamente na rotina em ambientes de produção e missão crítica, com referência a nuvens privadas. Isso melhora a qualidade dos serviços, a produtividade do administrador e ajuda a reduzir os custos operacionais. A consolidação na arquitetura multitenant do Oracle Database 12c implica no planejamento, nos processos de migração e testes de aplicativos novos e já existentes.


    Maior Facilidade nos Processos

    Dessa maneira, a plataforma Oracle Enterprise Manager 12c facilita os processos de consolidação, com as suas capacidades de automação exclusivas, que vão desde o planejamento, instalação, teste, as capacidades de auto-atendimento, medição e chargeback, além de monitoramento, gerenciamento e otimização. A última versão do Oracle Enterprise Manager 12c ajuda a minimizar o risco, melhorando a agilidade e time-to-market para implantação de soluções DBaaS.

    Assim, há maior facilidade de migração de bancos de dados anteriores para a mais recente versão do Oracle DataBase 12c, de forma automatizada; Capacidades de auto-serviço, incluindo provisionamento, monitoramento, backup, restauração e retirada de serviços de banco de dados plugáveis ​​para hospedagem de aplicações ou de certificação no Oracle DataBase 12c, permitindo que os usuários solicitem o acesso as bases de dados on-demand.

    Há ainda chargeback ou relatórios showback, que permitem a mensuração e a prestação de contas para o uso de serviços de banco de dados plugáveis. Além disso, são emitidos relatórios sobre a distribuição de carga de trabalho entre os bancos de dados conectáveis, além do fornecimento de uma análise de custos que é fornecida.

    Além do suporte existente para armazenamento do sistema de arquivos Oracle's ZFS Storage Appliances e NetApp, a nova versão suporta os sistemas de arquivos ZFS genéricos, permitindo a solução para trabalhar de maneira uniforme em NAS e armazenamento SAN. Usando Snap Clone, um banco de dados de qualquer tamanho pode ser clonado em poucos minutos, em comparação com horas ou mesmo dias, utilizando técnicas de transferência de dados tradicionais.


    Considerações Executivas

    "Banco de dados como serviço oferece às organizações, benefícios muito convincentes, incluindo uma implementação mais rápida, maior disponibilidade e complexidade operacional mais baixa", disse Sushil Kumar, vice-presidente de Estratégia de Produto e Desenvolvimento de Negócios da Oracle. "Com a nova versão do Oracle Enterprise 12c Manager, os clientes podem implantar rapidamente, um sistema de banco de dados pluggable como uma solução de serviço que traz as vantagens da nova arquitetura multitenant do Oracle Database 12c .

    "A capacidade de oferecer um banco de dados como um serviço com o Oracle DataBase 12c Oracle Enterprise Manager 12c, provou ser de valor inestimável para os nossos clientes. Nós somos capazes de prover serviços de banco de dados muito mais rápidos, enquanto nossos usuários estão sendo favorecidos por melhor desempenho e disponibilidade. Uma das coisas que nossos clientes querem é que o snap de bancos de dados plugáveis ​​possa testar novas versões de seus aplicativos. Isso representa uma grande vitória para nós", disse James Anthony, Diretor de Tecnologia da e-DBA Ltd."


    Saiba Mais:

    [1] Oracle Press Release http://www.oracle.com/us/corporate/press/2049702