• Avaliações Sobre o Submundo do Cybercrime

    Uma parte fundamental da pesquisa realizada pelos profissionais da Trend Labs com relação ao cybercrime, está concentrada nas comunidades clandestinas formadas pelos muitos cybercriminosos espalhados em vários países do mundo. Estas comunidades são utilizadas, quase da mesma maneira, que os demais grupos de "interesses" comuns, que tem o intuito de socializar, promover reuniões, além de comprar e vender vários ítens que sejam do interesse de todos os participantes.



    Para os pesquisadores de segurança, as atividades exercidas dentro dessas comunidades clandestinas - e as economias correspondentes que constituem-nas - passam a ser uma fonte valiosa de informações sobre ameaças. Isso permite analisar as tendências atuais no cenário de ameaças, bem como ter uma visão interna do que acontece e assim, se preparar para as ameaças futuras.

    A pesquisa realizada anteriormente, destacou a grande variedade de bens e serviços disponíveis no submundo do cybercrime. Estes vão desde Crypters, kit exploits e trojans - desencadeando ataques de negação de serviço (DoS), servidores proxy e captura de tráfego da Web, além de outras práticas. Além do que foi mencionado, a pesquisa incluiu descobertas relacionadas ao processo de gerenciamento de tráfego malicioso, a reação à queda do BlackHole Kit Exploit, bem como o que acontece nos mercados clandestinos chineses e russos. Uma tendência consistente nesse meio, tem sido a queda contínua dos preços da maioria dos bens e serviços oferecidos. O preço médio dos ítens vem caindo em toda a sua extensão, tornando os mais acessíveis aos supostos cybercriminosos.

    Existem várias comunidades cybercriminosas em todo o mundo, mantendo várias ligações umas com as outras. Porém, elas também têm características únicas que as diferenciam. Ao longo do ano, os profissionais da Trend Labs estarão publicando vários artigos que descrevem várias dessas comunidades, bem como as economias que elas criam.


    Saiba Mais:

    [1] Blog Trend Micro - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...e-underground/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L