• Kaspersky Lab Apresenta Worldwide Interactive Cyberthreat Map

    A Kaspersky Lab lançou, no último dia 03 de abril, um mapa interativo de ameaças cibernéticas que possibilita visualiza incidentes de segurança cibernéticos que ocorrem em todo o mundo, em tempo real. Os tipos de ameaças exibidos incluem objetos maliciosos detectados durante on-access e varreduras on demand, serviços de e-mail e processos de detecções de antivírus da Web, bem como objetos identificados por vulnerabilidade e detecção de sub-sistemas de intrusão.




    No mundo de hoje, em meio a tantas ameaças cibernéticas, leva apenas alguns minutos para espalhar novos aplicativos maliciosos ou novas técnicas de spam. A infra-estrutura baseada em nuvem da Kaspersky Lab, distribuída globalmente - Kaspersky Security Network (KSN) - ajuda a produtos da Kaspersky Lab a receber informações sobre novos arquivos suspeitos e outras ameaças quase que imediatamente, depois que elas aparecem no cenário cibernético.


    Análise Sobre Objetos Detectados e Velocidade de Propagação de Ameaças

    Além disso, os mecanismos internos KSN resumem os dados enviados automaticamente a partir de milhares de dispositivos protegidos, cujos usuários consentiram em compartilhar informações sobre os programas suspeitos que encontraram. Depois de comparar o comportamento do arquivo em computadores diferentes, é feita uma verificação contra um banco de dados de centenas de milhares de aplicativos legítimos e usando algoritmos heurísticos, o sistema emite um veredito preliminar sobre se o objeto é malicioso ou não.

    Caso o objeto analisado seja realmente malicioso, o acesso ao mesmo é imediatamente bloqueado para todos os outros usuários da Kaspersky Lab, evitando assim uma epidemia. Dessa forma, o KSN possui as informações mais recentes sobre os incidentes de segurança, que é adicionado a um mapa do mundo em tempo real, de modo que qualquer um possa ver a grande variedade de ameaças e a velocidade com que elas se espalham.

    Dessa maneira, os usuários podem girar o globo e dar um zoom em qualquer parte do mundo para obter uma visão mais precisa em relação ao cenário de ameaças local. Isso porquê diferentes tipos de ameaças detectadas em tempo real, são marcadas com cores diferentes. Além de botões de compartilhamento para usuários de sites de redes sociais, existem botões para mudar a cor de fundo, a interface de linguagem e o modo de visualização (mapa plano ou globo giratório). Há também um link útil, que serve para verificar se um computador está infectado com software malicioso.


    Considerações Executivas

    "Todos os dias, a equipe da Kaspersky Lab lida com mais de 300 mil objetos maliciosos. Faz cerca de três anos que o número era de apenas 70.000, mas tecnologias antivírus também mudaram com os tempos e nós não temos nenhum problema em lidar com este enorme fluxo de tráfego", comentou Denis Zenkin, Diretor de Comunicações Corporativas da Kaspersky Lab.


    Perguntas Sobre Origem e Motivos Dos Ataques

    "De onde é que os ataques vêm? Em qual momento os usuários clicam em links maliciosos na maioria das vezes? Quais são os tipos de malware mais prevalentes? Estes são os tipos de perguntas que estão sendo feitas por muitos usuários, a todo o momento. O novo mapa do cenário de ameaças do mundo cibernético, permite que todos possam ver a escala de atividade cibernética em tempo real, e também, poderem obter uma amostra do que é a sensação de ser um de nossos especialistas", acrescentou um mebro da equipe de segurança da empresa.

    O mapa interativo do mundo cibernético está disponível em http://cybermap.kaspersky.com. Para ser exibido corretamente, o navegador deve suportar WebGL.


    Saiba Mais:

    [1] Kaspersky Lab - Malware http://www.kaspersky.com/about/news/...yberthreat-Map

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L