• A Matemática, a Ética e a NSA

    É fato! Agências de espionagem como NSA e GCHQ precisam de matemáticos para funcionarem. Por sinal, essas agências governamentais são consideradas uma das maiores empregadoras desses profissionais em todo o mundo. Um artigo publicado por um matemático no periódico New Scientist descreve parte da matemática por trás da vigilância em massa, e conclama à outros matemáticos que recusem cooperar com entidades como NSA/GCHQ enquanto as mesmas continuarem com suas políticas de vigilância de toda a população.


    Segue uma tradução de parte do artigo publicado:

    Os matemáticos raramente enfrentam questões éticas. Nós apreciamos a sensação de que, o que fazemos, é separado do mundo cotidiano. Como o teórico numérico GH Hardy escreveu em 1940: 'Eu nunca fiz nada útil. Nenhuma descoberta minha fez, ou é susceptível de fazer, direta ou indiretamente, para o bem ou para o mal, a menor diferença para a amenidade do mundo.' Porém, essa ideia agora é insustentável. Claramente, a matemática possui aplicações práticas que são altamente relevantes para o mundo moderno, e não somente a criptografia na Internet.
    E você? No que acredita?

    Saiba Mais:

    - Slashdot: Mathematicians Push Back Against the NSA

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L