• Senhas: Processos de Gerenciamento e Importância de Utilização

    David Sancho, pesquisador de ameaças sênior da Trend Micro, escreveu recentemente um texto breve porém muito interessante, no qual ele apontou as razões pelas quais, apesar de sua insegurança inerente, as senhas estão aqui para ficar. Dentre as vantagens que elas oferecem, são o fato de que elas podem ser usadas, ​​imediatamente, e que são uma boa alternativa para amarrar-se a um token de autenticação específico, smartphone ou localização e todos os problemas que possam surgir a partir de ocorrências de dispositivos perdidos, baterias que acabaram, e outros problemas afins).


    O executivo terminou sua postagem, dando orientações para os usuários sobre como escolher senhas fortes, encorajando-os a começar a usar o software para gerenciá-los e, finalmente, para usar a autenticação de dois fatores sempre que possível. A adoção deste último método não está acontecendo rápido o suficiente - seja porque muitos serviços não oferecem a opção, ou os usuários simplesmente não estão tirando proveito de onde elas existem - e instruções sobre como criar senhas fortes, muitas vezes, são ignoradas por muitas pessoas que acham que sua segurança está garantida.

    Mesmo que as senhas sejam complementados por outros métodos de autenticação, as senhas ainda girarão em torno de um método secundário. Mas, o que aconteceria de outra forma quando o seu telefone ou token de hardware fosse roubado? Ficaria visível que não estaríamos prontos para viver em um mundo sem senhas, tanto quanto nós gostaríamos de nos livrar delas.

    Se for esse o caso, podemos também aprender a usá-las de forma correta, pois isso não é tão difícil: primeiro, use uma senha diferente para cada serviço online no qual você efetua login. Se você está tentando fazer isso manualmente, torna-se difícil - é por isso que a melhor maneira de fazer isso é usar um gerenciador de senhas. Existem várias opções disponíveis, muitas dos quais são gratuitas.

    Em segundo lugar, uma vez que você estiver usando um gerenciador de senhas, utilize uma senha mestra longa e difícil de adivinhar para ele. Portanto, aqui está uma maneira de chegar a uma senha mestra segura: utilizar as iniciais de uma frase muito longa.


    Saiba Mais:

    [1] Blog Trend Micro - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...-anytime-soon/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L