• Sofisticação dos Ataques DDoS Mantem Empresas em Alerta

    Como é de conhecimento geral, os ataques cibernéticos com a capacidade de interromper os negócios das empresas estão se tornando cada vez mais eficazes no que diz respeito a romper as defesas de segurança, o que gera problemas muito sérios e muitas vezes, acabam derrubando sistemas por longos períodos, equivalentes até a um dia inteiro de trabalho, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela British Telecom (BT). O estudo realizado, mostra que em relação aos países pesquisados, 41% das organizações ouvidas foram atingidas por ataques DDoS - Distributed Denial of Service - durante o ano passado, e três quartos delas (78%) foram, nesse período, alvos desse tipo de ataque por duas vezes ou mais.

    Os ataques DDoS são uma das principais preocupações que tiram o sono de quase três quartos dos executivos de organizações brasileiras (74%), número bem maior do que a média global que é de 58%. Além disso, o estudo da BT aborda a percepção sobre essa questão e o nível de preparação dos executivos de TI de organizações em 11 países e regiões em todo o mundo, para reagir aos ataques DDoS. O estudo também revela que, embora a maioria das organizações brasileiras (68%) conte com um plano de resposta para ataques DDoS, apenas um quarto delas acredita dispor de recursos suficientes para neutralizar o ataque.




    Além de tudo, os ataques DDoS podem ocasionar grandes distúrbios às organizações, como, por exemplo, derrubar seu site ou sobrecarregar seu data center e impedir o funcionamento da rede. Eles vêm se tornando cada vez mais complexos, dificultando a defesa por parte das organizações. Em todos os países onde a pesquisa foi realizada, quase seis em cada dez dos entrevistados concordam que os ataques DDoS estão se tornando cada vez mais eficientes e com alto nível de sofisticação, principalmente no sentido de dar um bypass nas medidas de segurança de TI.


    Ataques Atingem Plataformas Diversas

    Nos dias atuais, são adotados ataques híbridos ou multi-vetoriais, com táticas que se utilizam de diferentes plataformas. Esses ataques aumentaram em mais de 40% durante o ano passado. Os ataques multi-vetoriais representam maior complexidade e risco, pois incorporam, simultaneamente, diferentes métodos de ação. Nesse caso, é necessário que uma equipe especializada se dedique a controlar e combater as ameaças em diversas frentes, pois sistemas automatizados não conseguem, sozinhos, oferecer a proteção adequada.


    Saiba Mais:

    [1] British Telecom http://www.globalservices.bt.com/br/...esciberneticos