• Empresas de Comércio Eletrônico são Negligentes Quanto à Proteção Contra Fraudes

    De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pela Kaspersky Lab e pela B2B International em 27 países, incluindo o Brasil, somente 52% das empresas financeiras e 46% das empresas que operam no setor do e-commerce, acredita que precisa adotar medidas mais enérgicas para proteger as transações financeiras de seus consumidores. Existe ainda menos empresas deste setor, que disponibilizam proteção para os dispositivos de seus clientes. Nesse contexto, as companhias de e-commerce são as menos preocupadas em proteger as operações financeiras, com 16% delas dizendo que não estavam interessadas em instalar soluções de segurança especiais contra fraudes on-line, e apenas 38% delas está disposta a investir nessas ferramentas.


    Empresas não se Preocupam em Oferecer Proteção Cibernética

    Em uma avaliação geral, 30% das empresas que trabalha com fluxos de caixa na Internet não fornece e não pretende fornecer nenhuma proteção para os dispositivos de seus clientes durante as transações realizadas, mesmo este sendo o elo mais fraco na cadeia de segurança, podendo acarretar em perdas significativas de dinheiro para os consumidores e perda de lucros e reputação para as organizações. Além disso, o levantamento aponta ainda que 28% das companhias não se está nem um pouco preocupada com a instalação de software antifraude em dispositivos móveis dos clientes, enquanto 30% delas não tenta proteger a sua própria infraestrutura de informação contra ações fraudulentas.



    Esta atitude negligente e indiferente à proteção dos pagamentos, pode levar a um resultado bastante negativo da parte dos clientes: três quartos dos usuários esperam que as empresas financeiras assumam a responsabilidade pela segurança de todos os seus dispositivos, e 40% dos entrevistados tem certeza de que a empresa os reembolsaria, caso ocorresse algum episódio envolvendo perdas de dinheiro. No entanto, como mostram as estatísticas da Kaspersky Lab, o número de ameaças cibernéticas voltadas para dados financeiros de usuários individuais, está crescendo constantemente.


    Kaspersky Security Network

    Por exemplo, de acordo com a Kaspersky Security Network, a quantidade de ataques que utiliza software malicioso bancário chegou a 1,4 milhões no período entre 19 de maio e 19 de junho deste ano de 2014, o que significa que houve um aumento de 15% em relação ao período que corresponde de 19 de abril à 19 de maio. Conforme declarou o executivo Ross Hogan, diretor Global da Divisão de Prevenção a Fraudes da Kaspersky Lab, os criminosos estão menos propensos a roubar bancos no cenário real, pois de acordo com as tantas ocorrências registradas, mais modalidades de crimes estão migrando para o mundo cibernético.

    O que acontece é que os cybercriminosos visam cada vez mais os bancos, e atuam por meio dos elos mais frágeis da cadeia, que são os dispositivos de clientes e as transações financeiras online realizadas com esses aparelhos. Dessa forma, está em xeque a reputação e a marca das lojas de e-commerce.


    Maior Segurança nas Transações On-line com Kaspersky Fraud Prevention

    No mês de abril deste ano, a Kaspersky Lab anunciou a disponibilidade de sua plataforma de segurança Kaspersky Fraud Prevention. Esse sistema foi desenvolvido com a finalidade chave de proteger os pagamentos electrônicos realizados através de computadores e dispositivos móveis. Além disso, a solução tem como clientes alvo os bancos, as entidades financeiras e empresas do setor do comércio electrônico. De acordo com um estudo realizado pela B2B International e pela Kaspersky Lab, 98% dos utilizadores fazem uso dos serviços de banco ou compras online e 38 % deles utiliza os seus dispositivos móveis para fazê-lo.

    Importante ressaltar que o uso generalizado dos pagamentos electrônicos faz com que o roubo de dinheiro online seja um negócio de altíssima rentabilidade para os criminosos. Ainda de acordo com este levantamento, no ano de 2013, 62% dos utilizadores foram alvo de ameaças cibernéticas seríssimas, cujo alvo eram as suas contas bancárias.

    Prevenção da Fraude é Prática Essencial

    As técnicas atuais de segurança, que envolvem passwords temporárias, confirmações por SMS, geradores de passwords, dentre outros métodos afins utilizados pelos bancos e pelos sistemas de pagamento via internet para proteger os seus clientes, estão tornando-se ultrapassadas, devido ao nível de acompanhamento que os cybercriminosos apresentam em relação às tecnologias lançadas pelos grandes especialistas em segurança. De acordo com a Gartner, "a inovação nos métodos de prevenção de fraude são imprescindíveis, porque os atacantes cibernéticos estão conseguindo dar um bypass cada vez mais nas técnicas antigas, como é o caso da identificação de dispositivos. Por esse motivo, o mercado requer soluções inovadoras e mais robustas, para assegurar que as transações estejam realmente seguras.

    Segundo declarou o executivo Nikolay Grebennikov, diretor de tecnologia da Kaspersky Lab, as organizações financeiras necessitam de uma tecnologia que proteja os seus clientes das ameaças e reduzam ao mínimo os custos relacionados com o reembolso de dinheiro roubado. A plataforma Kaspersky Fraud Prevention, proporciona uma proteção integral das transações não só para o banco, como também nos dispositivos dos utilizadores. Esta integração ajudará muito as instituições financeiras a salvaguardar o seu dinheiro e também a sua reputação.

    Vale ressaltar que as soluções avançadas de segurança da Kaspersky Lab para transações financeiras, possuem uma grande reputação no mercado e contam com o reconhecimento de laboratórios independentes como AV -TEST, MRG Effitas e Matousec, que já reconheceram a sua eficácia.


    Abordagem Completa

    A nova plataforma Kaspersky Fraud Prevention inclui ferramentas capazes de proteger as transações online a partir de diversos dispositivos e sistemas operativos, soluções de servidor para detectar transacções fraudulentas durante o processo de pagamento e uma ampla gama de serviços adicionais. Os componentes desta plataforma podem funcionar de forma independente ou em conjunto, complementando-se entre si e garantindo a proteção multi-camada em todas as fases que pagamento online for realizado.


    Garantindo a Segurança das Transações On-line

    A plataforma Kaspersky Fraud Prevention pode ser facilmente baixada no computador ou no dispositivo móvel dos usuários, para garantir a segurança das transações financeiras através do próprio computador ou via dispositivos móveis. Com suporte para sistemas Windows, Mac, iOS e Android, o Kaspersky Fraud Prevention for Endpoints foi desenvolvido para proteger os dispositivos dos utilizadores contras as ameaças cibernéticas financeiras, que atacam determinados sistemas operativos, protegendo um dos elementos mais vulneráveis de qualquer transação financeira online, o endpoint do cliente.

    Protecção de Aplicações Móveis Personalizadas


    O Kaspersky Fraud Prevention SDK (Software Development Kit), disponibiliza tecnologias de proteção para as organizações que tenham o interesse em desenvolver as suas próprias aplicações móveis ou que tenham o desejo de reforçar a segurança de uma aplicação já existente. Este conjunto de ferramentas inclui todos os componentes necessários para uma proteção eficaz de pagamentos online, a partir de um dispositivo móvel.


    Proteção Anti-fraude e Detecção de Comportamento Anômalo

    O componente servidor da plataforma Kaspersky Clientless Engine, opera dentro da infra-estrutura de TI da empresa e tem a capacidade de detectar e prevenir transações fraudulentas, inclusive se o dispositivo do utilizador não tiver qualquer solução de segurança instalada. Para avaliar a legitimidade de uma operação, o Kaspersky Clientless Engine comprova a informação sobre o pagamento e o dispositivo de onde este partiu em tempo real, podendo detectar quaisquer anomalias suspeitas e tentativas de ataques cibernéticos. Assim, quando ele recebe alguma mensagem sobre atividade maliciosa, qualquer colaborador da empresa pode reagir rapidamente, em tempo hábil de evitar roubos e outros danos.


    Ajudando as Organizações nas Defesas Contra Ameaças

    Os benefícios proporcionados pelo Kaspersky Fraud Prevention são complementados por uma série de serviços adicionais, que a Kaspersky Lab oferece para ajudar as empresas a melhorar os seus conhecimentos sobre as ameaças cibernéticas financeiras e e a melhor forma sobre como combatê-las. Também inclui um acesso exclusivo aos amplos conhecimentos dos peritos da Kaspersky Lab, e suporte dedicado para a empresa.


    Considerações Gerais

    A principal modalidade de fraude praticada no âmbito do comércio eletrônico é a compra de um bem ou serviço, através de um meio de pagamento fraudulento. Os meios de pagamento mais usados para este fim são os cartões de crédito, que são clonados e roubados, os cheques que também passam por um processo de clonagem, adulteração, roubo e as transferências bancárias e boletos pagos através de contas invadidas pela Internet.


    Saiba Mais:

    [1] Convergência Digital http://convergenciadigital.uol.com.b...8#.VCNhQPldWpw
    [2] Kaspersky Lab http://www.kaspersky.com/pt/about/ne...sitivos_moveis