• Microsoft Office 2010

    Com o lançamento da versão 2010, o Microsoft Office, o conjunto de aplicativos de escritório mais utilizado no mundo está correndo atrás do cliente corporativo, declarando ser este seu público-alvo primário. Mas é claro que os usuários domésticos, e principalmente seus dispositivos móveis, ganharão como presente um novo nível de acesso a seus produtos. Com o lançamento oficial do Microsoft Office 2010 e Microsoft Sharepoint 2010, em um evento realizado hoje, essa atualização adiciona novas funcionalidades para todos os seus componentes de escritório, como o Word, Excel, Power Point e Outlook.

    Foi Stephen Elop, o próprio presidente da Microsoft Business Division, quem revelou o Office 2010 neste evento de ontem, quarta-feira, em plena Nova York. Ele ofereceu ao público presente um vislumbre de algumas das novas funcionalidades do carro-chefe de vendas da empresa e o que elas tem a oferecer para seus usuários.

    Claro que, além da versão corporativa do produto, a Microsoft também está oferecendo pela primeira vez uma versão gratuita e via Internet de parte de seus produtos. Chamado de Office Web pela companhia, permitirá que os usuários criem, editem e compartilhem gratuitamente seus documentos. Inclusive, os usuários poderão ter acesso a esses recursos através de seus dispositivos móveis.

    Essa versão livre dos aplicativos do Office para Web permitirá que os consumidores, estudantes, e até mesmo corporações inteiras, tenham a capacidade de acessar esses aplicativos de um computador com acesso a Internet. Através de uma conexão com a Grande Rede, os usuários poderão, de qualquer lugar, acessar seus documentos e programas, apenas pelo uso de um navegador Web. Mas para os apressados, um aviso: essa versão Web somente estará a disposição do grande público a partir do dia 15 de junho deste ano.

    Outra novidade é que a Microsoft também está trazendo essa suíte de aplicativos para escritório, direto para seus dispositivos móveis. Se o seu smartphone vem com Windows Mobile6.5, a Microsoft desenvolveu um aplicativo que pode ser baixado pelos usuários. Mas se você esperar o lançamento da versão 7 desse sistema operacional, e adquirir um dos modelos embarcados, o software para uso do Office 2010 já estará instalado. Aparelhos com a versão 7 deverão estar disponíveis para o público ainda este ano.

    Os usuários Nokia também poderão baixar aplicativos especiais para seus dispositivos móveis, e assim poderem utilizar a suite Office Web 2010 da Microsoft. A empresa de Redmond e a Nokia fecharam um acordo, ano passado, para integrar o software da Microsoft em seus smartphones.

    Para as pessoas que não possuem um smartphone com Windows Mobile, ou mesmo um Nokia, a Microsoft disponibilizou essas aplicações via navegador Web, permitindo que todos os usuários de conexão wireless com esses aparelhos possam acessar as funcionalidades do Office 2010 pela Internet, como será o caso dos usuários do iPhone da Apple, ou mesmo dos smartphones embarcados com Android.

    A maior inovação do Office 2010 para Internet é a capacidade de colaboração entre seus usuários nos documentos. Após o recente atualização do Google Docs, a Microsoft não ficou para trás, e com esse lançamento, introduz a capacidade de colaboração em seus documentos manipulados via Web. Isso significa que os usuários poderão compartilhar vídeos, e até suas apresentações de Power Point.

    Ainda não se copara as novas funcionalidades de compartilhamento de desenvolvimento, mas quem sabe, no futuro, a Microsoft alcance o desenvolvimento do Google em manipulação de documentos entre múltiplos usuários de forma simultânea.


    Links de Interesse:

    - Microsoft unveils Office 2010


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L