• Brasileiro na lista dos ganhadores do prêmio Google Special Awards

    O ISEF patrocina uma premiação anual para jovens cientistas, premiando soluções e projetos inovadores em várias áreas da ciência. Nesse evento o Google patrocina uma premiação especial, cujo objetivo é premiar os projetos que tenham aplicações práticas reais imediatas. Assim o Google Special Award é uma premiação dentro de uma premiação e nem sempre quem ganha o prêmio ISEF (chamado Intel ISEF, por ser patrocinado pela Intel) ganha o Google Special Award, no entanto o ganhador do prêmio do Google é escolhido entre os concorrentes ao prêmio ISEF.



    Neste ano o prêmio foi dividido em três categorias pagando USD 10.000,00 a cada ganhador e um prêmio de honra ao mérito de USD 1.000,00 para 6 outros (2 em cada categoria).

    Para que você tenha uma idéia do nível de projeto que estamos falando, um dos prêmios de honra (USD 1.000,00) foi dado a dois jovens cujo título do trabalho é "Engineering a Novel Genetics-Based Disease Detection Mechanism Designed Using an Ontology-Driven Semantically Annotated Microarray Repository with Thermal Gradient Focusing Mass Spectrometry" ou algo como "criando um novo mecanismo de detecção de doenças genético-baseadas projetado usando um repositório ontologicamente-direcionado microagrupado anotado semanticamente com espectrometria de massa focada em gradiente termal". Dá dor de cabeça apenas de ler o título.

    Mas o mais interessante é que entre os ganhandores deste ano estão dois brasileiros, que dividiram o prêmio de USD 10.000,00 na categoria "Agente Secreto da Mudança: transformando o nosso mundo em um lugar melhor através de mudanças inovadoras".

    Os contemplados foram William Lopes com o trabalho "Utilização do Fungo Aspergillus Niger no Tratamento de Esgotos II" e Karoline Elis Lopes Martins com "Construindo um Sistema SODIS de Fluxo Contínuo com Garrafas PET Integrados ao Sistema de Tratamento de Água e Esgoto". Como nota extra, SODIS quer dizer usar o radição do sol (principalmente o ultra-violeta) para esterilização.

    Outro ponto interessante (além dos nomes longos e complicados dos trabalhos) é a idade dos ganhadores: entre 14 e 20 anos de idade.

    Saiba Mais:

    [1] Google Special Award Winners @ Intel ISEF 2010 : http://googleblog.blogspot.com/2010/...=Google+Reader

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L