Ver Feed RSS

acris

Entrevista com Marcus Maciel sobre a UNDERLINUX para o FISL 10

Avalie este Post de Blog
O Marcus, como muitos freqüentadores da UNDERLINUX já sabem, é o principal fundador e mantenedor desse portal, um dos maiores sobre software livre no Brasil.
Como ele não pode viajar a Porto Alegre para participar do II ENCONTRO TEXTO LIVRE E UNDERLINUX DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, decidi fazer esta entrevista e me fazer de porta-voz do Marcus no evento.
Abaixo, a entrevista na íntegra.

Acris:
Marcus, como nasceu a Underlinux? E, afinal, é "a" ou "o" Underlinux?
Marcus: A UnderLinux nasceu no final do ano de 2000 com o objetivo de ser o Portal do #linuxbr da rede de irc UnderNET e é daí que vem o nome, Under de UnderNET e Linux. Com o passar dos anos nos tornamos um dos maiores portais de Linux do nosso país e temos hoje mais 2 milhões de pageviews por mês.

O nosso foco desde o início sempre foi ser o Portal do Administrador de Sistemas. Esse basicamente é o cara que resolve todos os pepinos em qualquer empresa na qual ele trabalhe. Tenho em mente que fazemos um bom papel ajudando a todos os sysadmins do Brasil em sua luta para encontrar a solução para determinados problemas.


Sobre o nome do Portal, eu sempre chamo de A UnderLinux, mas frequentemente encontro pessoas chamando de O UnderLinux... eu realmente não faço ideia de qual seria a forma correta de se chamar.

Se levarmos em consideração que é um Portal seria O portal. E se for no sentido de Comunidade seria A comunidade.É um papo complexo no qual eu não sou o especialista.


Acris:
No ano passado vimos que o software livre e o Linux, em especial,
tem um espaço muito importante no portal, embora não seja proibido publicar artigos sobre softwares proprietários. Fale um pouco de sua experiência com software livre e como você vê a tendência atual do interesse em software livre no Brasil
.

Marcus: Bom, acredito que sem o Linux e Software Livre o nosso portal nem existiria até porque a ideia dele sempre foi essa: falar sobre Linux e Software Livre.

O nosso Portal usa PHP, mySQL e Apache para mostrar conteúdo. Fora isso, temos vários scripts em Bash que tornam possível a distribuição de nossa newsletter diária e vários outros processos que executamos diariamente via crontab.

O Software Livre está tão presente em nossas vidas que acredito que, sem ele, nenhuma dessas novas tecnologias disponíveis sería possível. A prova disso é o Google, que disponibiliza grande parte dos seus códigos sob alguma licença livre.

Acris: Qual o papel da Underlinux para a documentação em software livre?

Marcus: A nossa comunidade tem um papel muito importante da documentação dos mais variados softwares sob *nix em geral.
Temos diversos artigos traduzidos do inglês para o português e também temos diversos tutoriais criados pela comunidade explicando como funciona , como instala, como configura a maioria dos programas softwarelivre fortemente usados.

Acris: Como a mudança de portal de notícias para blog afetou esse papel? Como você essa mudança?


Marcus: Bom, na verdade, o que fizemos foi facilitar o processo de publicação do conteúdo. Antes, apenas alguns editores podiam enviar conteúdo. Agora qualquer pessoa que seja registrada pode ter seu próprio blog e integrar um blog maior que é o Blog da Under-linux. Ou seja, todo conteúdo individual faz parte de um blog maior. Acredito que esta ideia esteja dando certo e com o tempo só tende a melhorar.

Inclusive, gostaria de pedir a todos que estão lendo esta entrevista para se cadastrarem na Underlinux, criar seus blogs e postar conteúdo. Toda comunidade irá participar e agradecer.

Acris: Gostaria de deixar um recado sobre documentação em software livre?


Marcus: Gostaria de pedir a todos que arrumem um tempo por dia , por semana ou por mês para ajudar o próximo. Se todos nós apoiarmos ao próximo no uso do Software Livre nossa comunidade só irá crescer, gerando economia e novas soluções para o futuro. Então, se voce tem um tempinho sobrando, use ele pra ajudar alguém em algum fórum, blog ou até mesmo enviando artigos ou tutoriais para toda a comunidade.

Acris: Obrigadão, Marcus! Pena que a gente não vá se ver no FISL, mas de todo modo, você estará lá conosco

Atualizado 23-06-2009 em 10:52 por acris

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de Sukkubus
    Ex-Scorpion, eu sempre chamo de "o" Underlinux

    Eu particularmente gostei muito da forma em que o blog pode ser usado! Conheci o Under há alguns anos atrás e posso dizer que ele sempre foi um dos meus principais "auxílios" no uso de linux!
  2. Avatar de lemke
    Eu também já pude contar com "o" Under-Linux para resolver alguns problemas que tive, principalmente em relação a DB.

    Sempre chamei de "o" Under-Linux, acho que fica mais bonito, combina mais!
  3. Avatar de mgn5005
    Bom dia, realmente o underlinux hoje é o maior, mais importante e mais conceituado portal para os administradores de sistemas, principalmente os que trabalham com software livre, eu ja peguei o habito de chegar todo dia na empresa e ler os novos posts que veem na newsletter diariamente, e quando nao consigo fazer isso parece que me falta algo...


    Parabens pelo excelente trabalho




    Marcelo
  4. Avatar de info24hs
    Lendo este post surgiu a dúvida, será que ainda existe pessoas que acessam diáriamente as redes irc.. eu acessava em 1996, acredito que ainda existam, e muitos daqui a frequentam.. mas confeso que tinha esquecido delas.. canais sobre linux, e os newsletters!

    Outra dúvida.. eu gerencio um departamento de informática.. tudo. Eu sou Adm de Sistemas, e/ou Adm de Redes?

    Under na veia.!
    nexthop via Under dev Link1 peso 1 nexthop via VOL dev Link2 peso 2 nexthop via OUTRO dev Link3 peso 2
    Atualizado 24-06-2009 em 20:33 por info24hs
  5. Avatar de acris
    Nossa, tem muuita gente no IRC todo dia, toda noite...
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L