Menas pobrema de perca de pacotes com WiMAX 5,8Ghz
por
em 23-06-2009 às 20:55 (5884 Visualizações)
Na década de 60 era inaceitável falar "cadê". Quando você queria saber aonde estava o João, podia perguntar "O que é de João", mas era muito feio falar "Cadê o João". O tempo passou e o "Cadê" virou linguagem coloquial. Ainda hoje muitos dicionários não aceitam o "cadê", mas isso não impede que ela seja largamente utilizada.
É assim mesmo: um erro, cometido milhares de vezes, se torna aceitável.
O advérbio "menos" não sofre variação, é imutável. Mas é cada vez mais comum ouvirmos "menas força" ou "menas dúvidas". Creio que logo será aceito como linguagem coloquial usar "menas".
Quem tem um pobrema tem dois problemas, já diz o ditado. Mas igualmente é uma palavra em vias se tornar tão comum, que logo deve ser aceita como variação.
Perda é o substantivo do verbo perder. Perca é a conjugação do verbo perder na primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou ainda na terceira pessoa do singular do imperativo. Assim um roteador pode ter perda de pacotes, mas nunca "perca" de pacotes. Mas não creio que falta muito para "perca" ser aceita como substantivo do verbo perder.
Assim, como tudo isso, dizer que tem WiMAX em 5,8Ghz é um erro. Você não concorda? Ache um equipamento 5,8Ghz no site do WiMAX fórum que eu te dou R$ 100,00. Press release de fabricante não vale (repórter publica qualquer coisa). Artigo de "entendido" não vale, ele deve ter lido press-release de fabricante para escrever.
Mas não se pode mudar a força de um hábito: um erro dito milhares de vezes se torna correto. Assim, creio que falta pouco tempo para ser aceito alguém dizer "Tenho menas pobremas de perca de pacotes com WiMAX 5,8Ghz". Vai ser aceito gramaticalmente (coloquial), vai ser morfologicamente (coloquial) e tecnicamente (coloquial).
NOTA PARA O FUTURO: não sei quanto tempo esse artigo vai ficar postado. Na verdade ninguém sabe. Na Internet as informações podem ficar circulando eternamente. Talvez você leitor esteja lendo este texto no ano de 2050 ou 2100. Neste caso você deve estar estudando gramática antiga, então fique sabendo que no dia que este texto foi escrito (Jun 2009) era errado dizer "Tenho menas pobremas de perca de pacotes com WiMAX 5,8Ghz", o correto seria dizer "Tenho menos problemas de perda de pacotes com rádios proprietários 5,8Ghz".
Em tempo: não esqueça de avaliar o post utilizando o botão na esquerda lá em cima. Gostaria de saber a sua opinião.
Comentários
+ Enviar Comentário