Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Como Escolher o Melhor Canal WiFi

Avaliação: 38 votos, 4,79 média.
Um dos problemas de qualquer instalação de WiFi é escolher o canal para ser utilizado. Em um mundo aonde todo mundo usa WiFi, é importante selecionar o canal menos poluído para ter a melhor performance.

Hoje em dia praticamente todos os access points tem alguma ferramenta gráfica de site survey ou análise de interferência. Então é tudo muito fácil, certo? Basta acessar essa ferramenta (normalmente gráfica), clicar o botão para análisar, esperar alguns segundos e daí é só escolher o canal menos utilizado, correto?

ERRADO!!!

Não é bem assim. Os canais se sobrepõem. Veja esta tabela:

http://home.earthlink.net/~fone/f/80...hannel-map.jpg

O canal 1 vai da freqüência 2,401Ghz até 2,423Ghz. Os canais 2, 3, 4 e 5 começam dentro dessa faixa.

Assim, vamos supor que você fez um site survey e encontrou vários outros APs nesses canais:

canal 1: 1 rede
canal 2: 1 rede
canal 3: 0 redes
canal 4: 3 redes
canal 5: 6 redes
canal 6: 8 redes
canal 7: 5 redes
canal 8: 5 redes
canal 9: 6 redes
canal 10: 4 redes
canal 11: redes

Então, tá fácil: usa o canal 3, que não tem ninguém. Mas espera um pouco, o canal 4 tem 3 redes e pega bastante do canal 3, o canal 5, 6 e 7 também interferem no canal 3. E todos eles tem uma grande quantidade de redes.

Tem ainda outras questões.

Qual a força desses sinais? A força de uma interferência depende de duas coisas: distância da fonte de interferência e potência desse sinal. Na análise de site survey, normalmente indica a intensidade com que a interferência está chegando.

Outra questão é o tráfego. Uma rede só causa interferência na outra se tiver tráfego. Não é porque você achou uma rede, que ela vai automaticamente gerar interferência. Assim um vizinho que faça uso muito constante vai gerar mais problemas que outro que só use eventualmente. Para piorar, isso pode mudar durante o dia, pois o vizinho pode ter picos de uso.

A última são as interferências que não são WiFi. Telefones sem fio em 2,4 Ghz (OK, eles tem pouca potência, mas causam algum problema), forno de microonda, etc. São fatores que o recurso de site survey dos APs não detecta. Hoje em dia essas fontes de interferência são normalmente fichinhas perto da interferência das redes WiFi. Mas se você tiver o azar de instalar uma conexão WiFi perto de uma industria, pode se deparar com fontes de interferência fortes, que só são detectadas por equipamentos de análise de espectro mais sofisticados.

Isso tudo significa que a qualidade de uma rede WiFi, depois de configurada, pode variar muito. Tem fatores que mudam durante o correr do dia (por exemplo tráfego nas redes dos vizinhos) como durante períodos longos (com o tempo novos equipamentos são instalados, cada mês que passa aumenta a quantidade).

Sendo assim, como escolher o melhor canal?

Aqui vão algumas dicas:
1- a maioria dos fabricantes usa como default o canal 6. E a maioria dos usuários não muda. Então via de regra o canal 6 é o pior de todos. Fuja dele. Alguns poucos fabricantes (menos) adotam o canal 11 ou 2 como default.
2- o canal 1 não ter inferência na parte de baixo e o canal 11 não tem interferencia na parte de cima.

Assim, somando as duas regras, a minha preferência normalmente é, nessa ordem: 1, 2, 11 e 3.

O site survey também ajuda - vai que de repente todos os seus vizinhos leram este post e colocaram a rede no 1, ai o 6 ficou livre não custa sonhar. De uma olhada no resultado do site survey e veja se os canais 1, 2, 11 e 3 estão realmente os mais livres.

Se você vai instalar mais de um equipamento na mesma área, não cause interferência com você mesmo. Utilize apenas as freqüências 1, 6 e 11.

Por último, a dica final: nada substitui a opinião do usuário. Se o canal 6 estiver lotado, mas o usuário não reclamar, quem sou eu para dizer o contrário? Óbvio que vai ser raro isso acontecer, mas o que quero dizer é que, na dúvida, teste uns dois ou três canais. Por exemplo, deixe dois dias rodando no canal 1, depois mais dois dias rodando no canal 11, depois mais dois dias rondando no canal 3. Dai pergunte ao usuário qual foi o melhor. O sentimento do usuário é o que conta no final.

NOTA FINAL: não se esqueça de dar sua nota para este post. Quero saber se os leitores gostaram ou não.

Atualizado 24-06-2009 em 17:40 por mlrodrig

Categorias
Dicas

Comentários

Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de Não Registrado
    realmente este post e de grande utilidade uma vez que eslarece um dos principais pontos queenvolve a instalaçao d wi fi , porem, o dificil e explicar isso para o cliente els nunca entendem.
  2. Avatar de carlinhotocabrabo
    Muito bom , tá de parabens e foi de muita ajuda pra mim como será para tantos outros .

    Obrigado
  3. Avatar de magnusrk8
    Show...
  4. Avatar de ARCAMARGO
    Parabens, para mim foi muito esclarecedor.... Tks
  5. Avatar de Genis
    e no caso da frequencia 5.8 eles tambem colidem com este mesmo grafico?, como seria
Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L