Ver Feed RSS

josir

Chrome OS pode ajudar o Linux

Avalie este Post de Blog
Muitos blogueiros nestas 2 semanas começaram a refletir sobre a chegada do Chrome OS e na sua influência no marketplace do Windows e do Linux. Teve gente dizendo que o Linux ia morrer, teve gente dizendo que o Google ia falir quando entrasse nesse mercado.... Enfim muitos comentários interessantes e outros nem tanto.

Um dos comentários que mais achei interessante foi que o Chrome OS pode ajudar muito as outras distribuições Linux. Primeiro porque irá difundir com toda a força do marketing do Google que existem outros sistemas operacionais além do Windows e do Mac.

É impressionante como as pessoas não tem a menor idéia que existe vida além do Windows. Olham para o Linux como um sistema extra-terrestre e já chegam com o pé atrás. Quando começam a usar, aí se soltam...

Enfim, esse "super marketing" poderá trazer benefícios para o Linux pois muitos usuários leigos poderão se interessar em buscar outras alternativas, ou, pelo menos, saber que els existem.

Mas o ponto principal está na relação dos fabricantes de hardware. Uma coisa é a Linux Foundation ou até mesmo a Canonical negociar drivers e compatibilidade com o Linux. Uma outra coisa é quando o Google faz esta mesma negociação. Como diz o mote quando o "Google talks, the world listen"

Aí está uma grande vantagem: como o Chrome será uma distribuição Linux, todos os drivers desenvolvidos para eles poderão ser utilizados também nas outras distribuições. Desta forma, todo o esforço que os desenvolvedores tem hoje para decifrar hardware incompatíveis poderá ser utilizado para melhorar ainda mais o Linux.

Para se pensar...

Artigo baseado nos posts e comentários do "Works with U"
How Chrome OS Will Help Ubuntu | WorksWithU
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Não Registrado
    Muito boa a sacada!
  2. Avatar de Não Registrado
    Também acho que, como o sistema do Google, pelo que foi informado, será para utilizar recursos de "nuvem" e será de código aberto, poderão surgir novas distribuições Linux no mesmo estilo. Por que não um "Ubuntu Cloud"?
  3. Avatar de flipeexpl
    foi a primeira coisa que pensei quando li a notícias dias atrás, se der certo, o linux vai ganhar muito com isso.

    se souber aproveitar é claro!
  4. Avatar de Lex Aleksandre
    Espero que isso realmente se concretize e o Linux desponte de vez!

    Lex Aleksandre @aleksandre
  5. Avatar de jacksonezidio
    Tecnicos em informatica:
    -Se apressem e se atualizem, a vida nao eh soh ganhar dinheiro por causa dos problemas do windows, tem mto campo pra se trabalhar com linux!
    Tomara q o projeto do google va pra frente e difunda mais esse sistema maravilhoso..
  6. Avatar de Delvalle
    Não sou fã do linux e nem do Windows, mas não existe nada melhor que baixar um software, clicar em executar, apertar 4 vezes avançar e estar tudo funcionando!
    Quando vejo um tutorial gigante com mil comandos que só copiando e colando mesmo para se instalar um simples aplicativo me dá medo, preguiça e desespero, encaro o tutorial, numa a distr. do tutorial nunca é a que uso, mil erros e la no final do dia, com uns "gatilhos" esta funcionando, o usuário de hoje em dia que nem soube o que foi um "DOS" ou comandos não esta preparado para isso, se o linux começar a abandonar o terminal acho que vai ganhar muito, inclusive comigo, uma vez instalei o slack e no final vi que esquci de plugar o mouse e a instalaçao nao tinha detectado ele, prefiri instalar o slack novamente (com o mouse plugado) e configurar tudo denovo do que ter que caçar mil comandos para simplesmente instalar um mouse.
  7. Avatar de josir
    Citação Postado originalmente por Delvalle
    Não sou fã do linux e nem do Windows, mas não existe nada melhor que baixar um software, clicar em executar, apertar 4 vezes avançar e estar tudo funcionando!
    Olá delvalle, no Windows vc esqueceu de um ou 2 passos para instalar softwares no Windows:
    Primeiro, você tem que baixar o software ou comprar o CD pirata no camelô.
    Segundo, você roda 3 antivirus para se certificar que o programa não está infectado
    A partir daí, vc dá Next, next, next.

    Citação Postado originalmente por Delvalle
    Quando vejo um tutorial gigante com mil comandos que só copiando e colando mesmo para se instalar um simples aplicativo me dá medo, preguiça e desespero, encaro o tutorial, numa a distr. do tutorial nunca é a que uso, mil erros e la no final do dia, com uns "gatilhos" esta funcionando, o usuário de hoje em dia que nem soube o que foi um "DOS" ou comandos não esta preparado para isso, se o linux começar a abandonar o terminal acho que vai ganhar muito
    Acho que vc nunca rodou um Ubuntu. No Ubuntu, vc só tem 1 passo:
    Entre no menu Aplicações / Adicionar/Remover, procure pelo software que vc quer e clique em instalar. Ah, detalhe: vc pode instalar vários softwares ao mesmo tempo que não dá pau...

    Agora, muitos softwares precisam realmente que vc siga um tutorial. Se isso te dá preguiça ou desespero, recomendo que você não use Linux. Muitas vezes é realmente frustante. Mas como dizia George Washington: "você não conquista a liberdade sem suor e sofrimento"

    Citação Postado originalmente por Delvalle
    inclusive comigo, uma vez instalei o slack e no final vi que esquci de plugar o mouse e a instalaçao nao tinha detectado ele, prefiri instalar o slack novamente (com o mouse plugado) e configurar tudo denovo do que ter que caçar mil comandos para simplesmente instalar um mouse.
    Cara, vc não deve usar o Linux faz muito tempo!! A última vez que eu tive problemas com mouse em uma instalação foi a uns 4 anos atrás... Crie um pouco de coragem, instale o Ubuntu e dê um feedback para o pessoal novamente.

    Saudações.
  8. Avatar de quevencaomelhor
    [FONT=Arial]http://under-linux.org/b1145-chrome-os-pode-ajudar-o-linux[/FONT]
  9. Avatar de quevencaomelhor
    [url=http://info.abril.com.br//blog/nalinhadogoogle/chrome-mira-windows-atinge-ubuntu-181566_comentarios.shtml]INFO Online - Na linha do Google - Blog de Maurício Moraes[/url]
  10. Avatar de onnet
    Agora fiquei animado, pois já tinha lido o a noticia no info online(o mesmo que o amigo acima citou) e tive que concordar com o que foi dito sobre a comunidade linux, se todos se unissem e trabalha-se em uma só distro como a ubuntu não ia ter pra niguém.
  11. Avatar de josir
    Sou heavy user do Ubuntu, desenvolvo para a plataforma mas não acho que uma só distro é saudável. O grande barato é justamente termos várias distros e experimentarmos o melhor que cada equipe apresenta.

    O processo de experimentação é fundamental no universo do software livre: se deixamos tudo na mão de uma única distribuição, a coisa vai ficar estagnada, como está acontecendo com o Windows.

    Citação Postado originalmente por onnet
    Agora fiquei animado, pois já tinha lido o a noticia no info online(o mesmo que o amigo acima citou) e tive que concordar com o que foi dito sobre a comunidade linux, se todos se unissem e trabalha-se em uma só distro como a ubuntu não ia ter pra niguém.
  12. Avatar de onnet
    Concordo, mas o windows não tem uma comunidade como temos no universo linux, são milhares espalhados no mundo e não apenas em redmond(microsoft)....
  13. Avatar de ClusterBR
    O google vai fazer propaganda e do Chrome OS e não do Linux!
    E outra o OS vai ser voltado para computação em nuvem e não um OS de fato como conhecemos.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L