Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Vamos Tomar Cuidado com o Plágio

Avalie este Post de Blog
Este post é para todos aqueles que contribuem de maneira regular com um blog no Under-Linux ou qualquer outro blog.

O blog e o conceito de "blogueiro" está sendo muito atacado pelo fato de que muitos posts são apenas cópias de outros textos, artigos ou mesmo outros blogs. Isso está começando a dar uma conotação ruim ao blog.

A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio. Além de imoral, é também ilegal se houver lucro por parte do seu autor.

Hoje em dia, com o Google, é muito fácil descobrir um plágio na Internet, basta realizar uma busca com uma frase longa do texto suspeito, entre aspas. Por exemplo, se alguém quiser verificar se este post é um plágio, poderia pegar, no meu parágrafo acima, a frase:

"A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio."

E fazer essa busca assim no Google, entre aspas. Hoje (18/07 as 12:12) essa busca não retorna nada, mas em alguns dias, após o Google indexar esta página, ele irá retornar um link para cá. Se eu tivesse plagiado essa frase, a busca iria retornar também o texto que eu tivesse copiado.

Para evitar que um texto seja considerado um plágio, é recomendável que se siga algumas diretrizes:
  1. Cite no fim do texto, claramente, em bibliografia, a fonte do texto original, citando inclusive o autor. Esse autor investiu tempo e suor no trabalho, que ficou tão bom que você achou uma boa idéia copiar. Ele então merece ser reconhecido.
  2. Evite fazer cópias de trechos muitos longos. Copie apenas o suficiente para sua explicação.
  3. Deixe claro quais partes você copiou.
  4. Não faça apenas a cópia. Acrescente também sua contribuição pessoal ao assunto.


Acho que fazer o trabalho de copy&paste também é uma contribuição. Além disso realizar uma coletânea de artigos, para cobrir um assunto de maneira mais extensa, tem seu valor.

Assim, concordo que o copy&paste também pode dar trabalho e concordo que tem seu valor. No entanto nada disso dá o direito de se omitir os autores originais.

Existem vários posts, mesmo aqui nos blogs do Under-Linux que são simples trabalho de copy&paste de outros textos na Internet, sem citar claramente seu autor e fonte original. Isso acaba minando o trabalho de quem escreve os textos originais. Além disso, não deve ser muito bom para alguém que plagiou, ser descoberto e acabar sendo exposto.

Atualizado 18-07-2009 em 12:31 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de AndrioPJ
    "A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio."
    A cópia de varios texto, sem autorização do seus autores, é chamado de pesquisa.

    Interesasnte post
  2. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por mascaraapj
    "A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio."
    A cópia de varios texto, sem autorização do seus autores, é chamado de pesquisa.

    Interesasnte post
    Você se lembra da Dona Mariola, sua professora de História da 5 série do primário? Lembra que ela sempre exigia que você colocasse aquela coisa chata chamada Bibliografia no final de todos os seus trabalhos que você tinha que entregar?

    Pois é, ela estava ensinando que cópia de vários texto, sem autorização do seus autores, com Bibliografia é pesquisa e que cópia de vários textos sem autorização do seus autores e sem Bibliografia é plágio. Obviamente que na época da quinta série éramos todos novos demais para entender claramente este conceito, no entanto creio que agora somos todos adultos.
  3. Avatar de AndrioPJ
    isso eh verdade... nao podemos esquecer das origens...
  4. Avatar de Sukkubus
    "Existem vários posts, mesmo aqui nos blogs do Under-Linux que são simples trabalho de copy&paste de outros textos na Internet, sem citar claramente seu autor e fonte original."

    Mlrodrig, se tu percebe isso sinaliza para os moderadores, pois está correto criticar o não uso de fontes. Mas eu fiquei no ar nessa colocação, pois também entendi que não te agrada apenas deixar de citar a fonte mas sim o fato de alguém simplesmente postar alguma notícia ou texto inteiro de outro lugar.

    Entendi mal?
  5. Avatar de bobboyms
    put's ainda bemm.. tava quase desistindo de entrar no under-linux pq.. tudo ke o pessoal postava no blog aki eu ja tinha visto em outros sites.. Moderadores fiscalizem o conteúdo.. O Google é nosso buscador e nada nos faltará..

    visitem meu blog.. e lá não tem plágioo

    BoBblog

    abraçosss
Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L