Ver Feed RSS

acris

Meu servidor caiu...

Avalie este Post de Blog
Já falei disso antes? Se não falei, devia ter falado.
Já perdi a conta das vezes que tive problemas com aulas, evento (o EVIDOSOL), páginas de gerenciamento de projetos, páginas de gerenciamento de estudantes, projetos de desenvolvimento em andamento, dentre outras coisas, simplesmente porque o servidor caiu.
Caiu? Caiu porque? Ele é estável, lindo, linux, está "no jeito", é "pra sempre", como assim, caiu?
A resposta também não é uma só: não deixaram que eu fizesse um link direto (eu mal entendo, bla, bla bla), não deixaram que eu usasse meu DNS (não entendo, mas blá blá blá também), daí o roteador (que pertence à instituição e cujos únicos funcionários com acesso trabalham somente durante o dia, 5 dias por semana, se não houver feriado) desligou numa queda de luz de meio segundo, ou porque algum ser misterioso, talvez de outro planeta, desconectou o cabo de rede ou o cabo de força do servidor.
Já contei que o servidor tá numa federal? Federal = universidade federal. Já contei que o único motivo de ele existir é o propósito de fazer ciência? Já contei que ele presta serviços diretos a comunidades de software livre?
Não contei nada disso. Pra que contar? Afinal, o servidor está onde está por direito. E jamais deveria cair. Se eu tivesse verba pra um nobreak decente, nem mesmo queda de luz o tiraria de cena nunquinha, nem por um segundo. Ele cai, ele volta... mas as "instâncias superiores" não.
Eu estava agora pronta para trabalhar algumas horas, usando o servidor. Mas como boa funcionária pública que sou (sou? arg), são 22h, vou ver TV e dormir (uns tranquilizantes ajudam).
Ainda bem que amanhã NÃO é feriado.
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Não Registrado
    Cris,

    Se vc acha q a estrutura da UFMG é ruim, então vc precisa conhecer outras universidades e institutos por aí afora, ou, digo, adentro.... :-) ao menos a UFMG é uma grande universidade (bom, não tão grande, mas de tamanho razoável), capaz de oferecer alguma coisa.
    Bem, o que posso sugerir é q vc capte recursos de agências de fomento à pesquisa, como a FAPEMIG ou o CNPq e CAPES, e/ou de projetos governamentais, e crie o ambiente particular e próprio de seu laboratório, independente dos recursos da instituição. Qualquer pesquisador sério, depois de certo tempo, acaba fazendo isso. É o que garante a sua qualidade e a de seu trabalho, independente de tudo.
    Boa sorte, moça!!

    Gabriel
  2. Avatar de acris
    Gabriel,
    Uma vez levantaram esse argumento para mim, quando reclamei dos laboratórios numa reunião de professores. Minha resposta: não admito nivelar por baixo. Toda e qualquer universidade brasileira vive de dinheiro público e tem obrigação de se nivelar por cima.
    Sobre sua sugestão: todo o material com que trabalho veio de projetos junto a instituições de fomento. Trabalho com elas há muitos anos. No entanto, não posso instalar um servidor em minha casa, a fim de garantir sua integridade. No mínimo, eu seria presa.
    O servidor caiu e continua down (embora continue funcionando perfeitamente, conforme constatado ontem à tarde; o problema está além do cabo de rede, mais precisamente na sala de informática da faculdade).
    Tudo que pude fazer já fiz: reclamar, oficialmente, alguma prioridade. Afinal, são, bem por baixo, 240 pessoas trabalhando com os recursos desse servidor (comprado com verba de projeto de minha autoria).
    Agradeço sua atenção.
  3. Avatar de Não Registrado
    Beleza, Moça!

    É isso mesmo a fazer, exceto montar um servidor em sua casa, digo. Uma sugestão seria ver se há recursos para um datacenter. Aí não vai cair nunca mais. Só é caro. Muitas coisas nas universidades públicas nem sempre funcionam como deveriam... a manutenção dos servidores pode ser apenas uma pequena parte delas...

    Bom, não nos preocupemos... alea jacta est!

    Nos falamos! Boa sorte, moça!

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L