Ver Feed RSS

lucianogf

Cabo para Banco de baterias de nobreak Engetron

Avalie este Post de Blog
Recentemente decidi comprar um nobreak da marca Engetron. Porém, a Engetron não fornece mais o cabo para conexão com módulo de bateria externo, para aumentar a autonomia do nobreak somente comprando o módulo deles, que custa uma fortuna.

Mas eu, decididamente, resolvi correr atrás do tal cabo.

Peguei o telefone de várias assistências técnicas autorizadas da Engetron, liguei nelas para conseguir o cabo, em uma a atendente anotou meu telefone e me retornaria, até hoje estou esperando a resposta, em outra a mesma coisa, na outra o responsável pela parte não estava por várias vezes, até que consegui falar com uma e a moça que atendeu me disse "Bom Sr. nós não temos esse cabo e a Engetron não manda mais pra ninguém ele, o conector ninguém tem pra poder fazer o cabo.".

Pronto, como vou comprar um nobreak no qual não posso colocar bateria externa?

Vou ligar na Engetron. Ligo lá, conversa com um, conversa com outro até que consigo falar com alguém responsável pelo assunto, aí começa a reza.

- Boa tarde, estou para comprar um nobreak da marca Engetron mas me deparei com um obstáculo, preciso colocar bateria externa e não tenho condições de comprar o módulo da Engetron que vai me custar R$ 4.000,00 a mais do que se eu montar um por conta.

= Sr. a Engetron realmente não fornece mais este cabo pois estava tendo muito prejuízo por conta de conexões erradas e bancos com corrente acima do máximo dos nobreaks.

- Mas se eu não conseguir este cabo terei que comprar de outra marca, pois preciso colocar bateria externa.

Nisso, passa para outra pessoa, explico toda situação, demonstro meu interesse pelo produto, isso e aquilo, então esta pessoa me diz "Vamos te fornecer o cabo, porém, você terá limitações na garantia, se ocorrer qualquer problema na conexão do banco de baterias não será coberto pela garantia." ok, aceito as condições e encomendo o cabo, peço o nobreak e compro as baterias.

Passado um tempo, o nobreak chega, as baterias chegam e vou montar tudo, mas me pergunto: "Compensa ter um equipamento com limitação na garantia com essa sorte que tenho? Acho que não."

Ligo na Engetron novamente e converso com a mesma pessoa que autorizou o cabo e pergunto "O que posso fazer para montar meu banco de baterias e não ter limitações na garantia, se eu enviar fotos de toda a montagem tudo documentado, após vocês verem e estarem de acordo eu fico com a garantia completa?". O cara pensou um pouquinho e concordou.

Muito bem, montei tudo, tirei fotos, documentei e mandei pra eles, agora só falta a resposta.

Mas paramos para pensar, porque a Engetron faz isso? É certo ou errado?

Se formos ver bem ela está correta, imagina as situações que ela passa.

- O cidadão compra um nobreak que pode-se colocar um banco de baterias de 36V 100A, aí ele monta um banco com 36V e 150A, vai funcionar? Vai! Mas vai dar problema futuramente, o equipamento está projetado para (x)A.

- Ou, monta um banco de 24V de 100A, vai funcionar? Não sei, mas vai dar problema.

- Ou, na conexão o cara inverte o positivo e negativo. Vai funcionar? NÃO! Vai queimar na hora!

A primeira opção é a mais comum, sobrecorrente no banco de baterias. "Ah! Não dá nada colocar bateria mais forte, no manual tá dizendo pra colocar de 100A mas vou colocar de 150A pra aguentar mais tempo".

Até hoje não sei como eu consegui o tal cabo, já que nem assistência está conseguindo. hehehehe

Atualizado 07-08-2009 em 20:29 por lucianogf

Categorias
Artigos

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de tianguapontocom
    heheheheehe TOMA A TUA!!!!
    Ja falei com varios colegas que tem assistencia de no-break e sempre me perguntei se poderia aumentar as baterias ou colocar uma maior, e todos fala que sim! e perguntei porque niguem recomenda? a resposta de todos sempre foi a mesma: E questão de segurança quando ocorre curto, a diferença e somente no tamanho do incendio hehehehehehehe
  2. Avatar de xbili
    Opa..

    Realmente tem muita gente que compra e fica "acho que nao vai dar problema"
    ou tenho 1 que está a tanto tempo rodando e nunca deu problema... é o que mais se houve
    Vendo nobreaks e vejo que muita gente, a grande maioria não entende nada
    e vem com aquela idéia que tinha um conhecido que tinha um assim e funcionava
    Mais são varios fatores que se tem que levar em consideração.
    Acho que eles tao mais do que certos em seguir esta norma de não fornecer o cabo
    pois se der alguma problema eles vão ser prejudicados, pois a grande maioria reclama
    do mal funcionamento ou de em pouco tempo dar problema, quando si quer
    sabem do que o equipamento suporta em questão de fornecimento de energia !
  3. Avatar de lucianogf
    O nobreak que comprei é de 3kVA, e suporta um banco de 36V com o máximo de 210A, tive duas opções de baterias da moura pra comprar, a de 175Ah que comprei e a de 220Ah que passava 10A da capacidade máxima.

    De forma alguma quis arriscar colocar mais do que o máximo, ainda mais que com esse banco de 175Ah terei autonomia em torno de 6 horas com carga de 1000VA.
    Atualizado 21-07-2013 em 22:25 por lucianogf
  4. Avatar de jesusnetworks
    Luciano, boa tarde. pode nos informar onde comprou o NOBREAK?
  5. Avatar de lucianogf
    Respondi sua mensagem privada.
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L