Ver Feed RSS

blog.dennyroger.com.br

Se eu precisar de uma lan house, como sei que ela é segura?

Avalie este Post de Blog
DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia

Há momentos que não tem jeito: estamos longe de casa, sem acesso móvel à internet e precisamos desesperadamente daquele arquivo que está em nosso e-mail. A solução, procurar uma lan house.

O presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), Mário Brandão, afirma que usar uma lan house é similar a comer na rua: “A aparência do lugar ajuda muito, demonstra que, se o dono da loja tem cuidado com a aparência do lugar, no mínimo deve ter cuidados com a segurança também”.

Outro indicativo, segundo Brandão, é saber há quanto tempo a lan house funciona. “O usuário pode ser leigo, mas não é bobo. Se perde algum dado, não volta mais ao lugar”, explica.

Uma dica de procedimento, caso o acesso ao e-mail ou conta em banco for inevitável é, assim que possível, mudar as senhas em um computador particular. “Essa boa prática ajuda a minimizar o risco”, explica diretor técnico da Associação Brasileira de Segurança da Informação (Abrasinfo), Denny Roger.

Para tentar escapar de qualquer possibilidade de computadores com programas maliciosos, é possível usar scans online, presente nos sites dos principais fabricantes de softwares de segurança. “Esse é um procedimento que pode ajudar, mas em compensação é demorado. Um computador pode levar até 30 minutos para ser scaneado”, ensina André Carraretto, gerente de engenharia de sistemas da Symantec Brasil.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultnot/2009/08/07/ult6065u35.jhtm

Veja também: Dicas de segurança para computadores compartilhados
http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultnot/2009/08/07/ult6065u36.jhtm
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de osmano807
    Que idiota fazer um scan no computador!

    Aqui na minha lan, nenhum executável é baixado, a única maneira de pegar vírus é com pen drive e afins. Mas mesmo assim é difícil ele se instalar, pois na maioria das vezes o virus precisa de um usuário administrador, e eu uso um AD onde que o usuário é super restrito.

    O povo da Symantec [fala-se: simântequi (sério!)] é doido!

    A galera vem aqui, deixa tudo aberto: orkut, msn, banco (uma vez, a mulher não sabia mexer direito), e até hoje nada de problemas.
  2. Avatar de yondaime
    utilizamos servidores de linux aqui, com filtro de tudo quanto é coisa em relação á web.

    e tambem colocamos o deep freeze, e tambem, sempre estamos atento á rede.
    quanto ao resto, é resto :}
  3. Avatar de osmano807
    Esse Deep Freeze é uma alternativa boa, mas não dá muito problema? Vou pesquisar mais, quem sabe não posso me livrar de vez do Windows Server? Mas, o maior empecilho: software pago...

    Hoje posso falar de peito aberto que sem utilizar anti-virus, nem nada, nem Deep Freeze e alternativos estou a +- 2 anos sem formatar uma máquina. O AD me salvou de muitos transtornos...
    Atualizado 07-08-2009 em 19:06 por osmano807
  4. Avatar de dirceujs
    Olá, também uso servidor Suse que foi preparado para resolver um monte de coisas. Uso o deep freeze também, e digo, ajuda muito, muito mesmo. Uso antivírus que duas vezes por semana a gente abre os deep e atualiza tudo. Tenho cópia ghost de cada máquina no server Linux e caso alguma coisa fique estranha, resolvemos em 5 minutos. Na minha loja e Lan é seguro.
  5. Avatar de dirceujs
    Claro, o amigo Denny Roger quis salientar que existem Lans e lans.. Mas nós do Under Linux somos mais preparados, se não nem estaríamos aqui não é mesmo? Comecei com Lan House a pouco tempo, na verdade há 3 meses. Comprei a estrutura de outros e agreguei a minha Loja de informática. Uni minmha bagagem de informática e transformei a Lan num laboratório de idéias e conceitos. Comprei um switch Cisco gerenciável e montei um servidor Linux que faz uma porrada de coisas. Posso dizer que estou começando a ganhar dinheiro, pois meu custo de manutenção caiu muito. Minha rede é segura, tenho um blog que criei e ali explico um pouco aos meus usuários que eles podem confiar na minha estrutura. E a higiene do lugar, aliado a bom atendimento, prestatividade de serviços, tudo contribui para sermos referência aqui na cidade. Tenho, além de tudo isso o melhor ponto da cidade. Estamos sempre de olho na nossa rede e aqui, pelo menos aqui o amigo Roger poderá vir fazer seus testes. Abraço.
  6. Avatar de lfaria
    Administro uma Lan House. :-)
    O lance do scan pode não funcionar devido ao bloqueio existente em algumas Lan Houses e executar programas não listados. Pen drive, aqui, só no servidor. Download também não pode. Com essas providências, não tenho problemas com vírus.
    Mas sempre alerto aos usuários, Lan House é máquina pública, não é adequada para assuntos de segurança.
    Lauro Faria
    BDI BBS: Banco de Dados Integrado

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L