Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Você Tem o Espírito Linus Torvalds?

Avalie este Post de Blog
No dia 28 de Agosto de 1991 nascia o Linux. Nessa data Linus Benedict Torvalds postou no newsgroup comp.os.minix o anuncio do seu projeto. Aliás um anuncio bem modesto a ponto dele descrever como um hobby, que nunca chegaria ao nível de profissionalismo do GNU
Se alguém quiser ver o post na integra (mais uma série de "documentos históricos"), acesse: http://kerneltrap.org/node/14002

Na minha opinião, essa é a data de nascimento do Linux.

Agora que estamos chegando aos 18 anos do Linux, queria aproveitar a data e, mais do que festejar, te fazer uma pergunta: você tem o espírito Linus Torvalds? Ou seja, você é uma pessoa que gosta de compartilhar conhecimentos de maneira aberta, sem exigir retorno imediatos? Ou você é daqueles que acha que seu conhecimento vale muito, a ponto de guardar apenas para você?

Se você é do primeiro tipo, que gosta de compartilhar, parabéns. Se você já tem o seu blog ou acompanha os fóruns de maneira interessada, procurando ajudar positivamente quem precisa, melhor ainda. No entanto se você ainda não se motivou a montar o seu blog, o que você está esperando? Sempre que descobrir algo novo, inventar algo ou lembrar algo importante, transforme em um post. Nenhuma informação é inútil demais, sempre vai existir alguém que vem atrás de você, que ainda não sabe e que vai aproveitar a sua contribuição.

Agora se você é do tipo que gostar de guardar informações para você, pensando que isso te valoriza, eu tenho uma má notícia: o teu futuro é negro. Hoje em dia, a informação vale muito pouco, o que vale é a capacidade de processar essas informações.

Não sei se vocês já pararam para pensar, mas o Linus Torvalds é um imortal. Daqui a mil anos (acreditem se quiserem, mas um dia vai existir o ano 3009) se existir humanidade, ele vai ser lembrado e estudado assim como foram Aristóteles, Galileu ou Pitagoras. Não creio que esteja exagerando não. Mas mais do que reconhecimento histórico, ele tem uma carreira em cima do trabalho dele.

Aqui entre nós, ele não foi nenhum gênio. O trabalho dele na versão inicial foi muito bom, mas não foi superior ao que milhares de outros programadores poderiam ter feito na época. Não estou desmerecendo o trabalho dele, mas é importante notar que o segredo do sucesso dele foi o fato dele ter feito algo aberto, desinteressado (novamente, vejam como foi humilde o post dele) e ele quis compartilhar. Se ele tivesse pensado: vou usar isso para lançar um produto e fazer algum dinheiro, o Linux teria morrido ou se limitado a algo pequeno, como o Minix, SCO, Xenix ou outros da época.

Hoje em dia informação é de graça, você acha qualquer informação na Internet em um piscar de olhos (o Google até diz para você quanto tempo ele demorou para achar a informação que você pediu). Saber o que fazer com a informação, transforma-la em algo produtivo, é que é o grande segredo.

Assim, se você depende daquilo que você sabe para manter seu emprego, se você precisa esconder informação para se "segurar", um aviso: logo, logo alguém aprende e você estará na rua e ainda com uma má fama.

Mas se você mostra que consegue aprender coisas novas, que você transforma informação em produtividade e compartilha, não vai faltar oferta de trabalho.

Isso não é um processo rápido. O reconhecimento demora um tempo (talvez anos), mas vem. Assim, não perca tempo, comece seu blog, participe dos fóruns... tenha um pouco do espírito Linus Torvalds.

NOTA POSTERIOR: vendo alguns dos comentários a este post, resolvi acrescentar este paragrafo com a seguinte nota: isto que vocês estão lendo é um blog. Um blog não é algo complexo ou dificil. Na verdade, o blog do Under Linux é muito fácil de usar: bastar ter a idéia e sair escrevendo.

Atualizado 22-08-2009 em 12:53 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de osmano807
    Blog é complicado, tem que arrumar um servidorzinho meio que dedicado, pois é ruim depender do Wordpress.com, onde nem CSS posso editar, e do Blogger, que é um serviço ruim.

    Mas, quem sabe ainda não faremos algo que será lembrado e estudado mundialmente?
  2. Avatar de portalink
    É o que sempre digo, o mestre é eternizado pelos seus ensinamentos, pela sua capacidade de ensinar alguem, passar o seu conhecimento adiante. E se orgulhar de ver seu discipulo a sua frente.
  3. Avatar de SyNysTrOw
    Muito bom! Concordo plenamente com tudo o que foi escrito.

    Estou há um tempo querendo montar um blog para botar em prática o compartilhamento do meu pequeno conhecimento, mas a falta de tempo tem me atrapalhado um pouco. Confesso que este post me estimulou ainda mais a criar meu espaço de compartilhamento de informações. Assim que o mesmo tiver pronto darei a notícia.

    Abraços.
  4. Avatar de underwanderson
    Bem lembrado, mas Linus Torvalds é o cara mais inteligente deste planeta!
    E sabe porque?
    Porque ele não foi egoista, principalmente quando estavamos todos vislumbrando a beleza do saudoso window3.x e principalmente com o lancamento do windows 95, com todos aqueles recursos, mas voltando ao 3.x da MS nós nunca nos perguntavamos, como poderiamos melhorar tal recurso daquele sistema para que pudesse nos atender de forma pessoal sendo que os recursos eram únicos e limitados, assim como todo sistema unix que era top naquele tempo onde todos os provedores de internet com seus famosos moduladores e demoduladores de dados ou seja, internet com linha discada usavam por ser um dos mais seguros naquele tempo e ainda hoje, mas que custava uma nota preta para estes provedores, até que a Bell Labs que era em 69 dona do que seria hoje o UNIX que foi adquirida pela já poderosa AT&T veja história muito interessante neste link The UNIX System -- History and Timeline -- UNIX History. continuavam o legado da MS ganhando muito dinheiro com o que tinham guardado a sete chaves (acho que muito mais que sete, mas...) os códigos fontes.
    Desculpe acho que empolguei!
    Mas o que quero deixar registrado aqui em relação a grande inteligência de Linus Torvalds, foi que ele soube ver por cima quão deficiente era o estilo de programação (ídeias) que eram lançadas nas versões daqueles O/Ss, e que por não poder ter acesso aos codigos fontes da programação do mesmo o maxímo que podiam fazer eram mandar cartas sugerindo que fosse implementados tal recursos nos sistemas o que não era possível com a MS pois eles só lançavam aquilo que eles achavam conviniente o que não era muito diferente com o UNIX no poder da AT&T, mas que empresas que queriam fazer implementações personalizadas para utilização na sua empresa teriam que desembolsar mais que o dobro do valor da licença, resumindo ficavamos nas mãos das poderosas do software naquele tempo, e pensando não só nele mas pensando em qualquer tipo de usuário com um minimo de conhecimento em programação poderia fazer seus proprios device drivers sem ter que dar satisfação pra seu ninguém iniciou o seu projeto, o homen foi tão inteligente que não iniciou somente um sistema mas provocou a íra de todos que dependiam daqueles sistemas, fazendo uma revolução na informática mundial.
    E eu te digo uma coisa meu caro colega mlrodrig, você não esta exagerando não, daqui a mil anos pode ter certeza que de uma forma ou de outra Linus Torvalds será lembrado pela sua humildade e inteligênte atitude e como digo nem por isso ele caiu na miséria pelo contrário ele ganha seu dinheirinho o tempo todo dando palestras e fazendo coisas a respeito desta idéia que teve.
    e vc ta de parabéns em fazer este comentário aqui neste seu Blog pois tem muita gente que mesmo visitando o under linux ainda nem imagina a imensidão de informações que existe a respeito deste homen e seu sistema. Eu digo e repito sou muito fã de Linus Torvalds, e precisamos de muitos Linus Torvalds nesta terra não só pra o meio tecnologico, mas para educação, saúde, segurança e tudo mais no nosso Brasil.
    Eu convido a todos que vierem a seu Blog a pesquisarem mais sobre ele e seu feito, e verá que existe muito mais coisas do que simples códigos abertos. E que se quiserem realmente comecem por aqui: Linus Torvalds - Wikipédia, a enciclopédia livre.
    obrigado
  5. Avatar de lfaria
    Citação Postado originalmente por osmano807
    Blog é complicado, tem que arrumar um servidorzinho meio que dedicado, pois é ruim depender do Wordpress.com, onde nem CSS posso editar, e do Blogger, que é um serviço ruim.
    Mas, quem sabe ainda não faremos algo que será lembrado e estudado mundialmente?
    Citação Postado originalmente por SyNysTrOw
    Muito bom! Concordo plenamente com tudo o que foi escrito.
    Estou há um tempo querendo montar um blog para botar em prática o compartilhamento do meu pequeno conhecimento, mas a falta de tempo tem me atrapalhado um pouco. Confesso que este post me estimulou ainda mais a criar meu espaço de compartilhamento de informações. Assim que o mesmo tiver pronto darei a notícia.
    Abraços.
    Saindo um pouco do assunto...

    Blogs muito fáceis, Wordpress.com, Blogger e, por que não, até aqui no Underlinux, tem limitações de layout.

    Publicar um blog com o Wordpress em um servidor pode ser mais fácil do que parece. Um bom Host, voce instala automaticamente (script Fantastico), layout prontos (Templates), no mais conteúdo, que é o principal. A desvantagem é o vicio...

    O que muitos não sabem é que blogs (pelo menos no Wordpress) podem ter vários autores, o meu está meio preparado para isso, pois aceita cadastro e posso atribuir poderes de postagem. Sem falar que podem ser completamente abertos, veja os meus abaixo:

    Lauro Faria
    Mikrotik
    Mural

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L