Ver Feed RSS

paulocwb2003

Netbook Positivo Mobo White 1020

Avalie este Post de Blog
Artigo original em: Netbooks – Positivo Mobo White 1020 « O Futuro é a Liberdade

Um equipamento Positivo é daquele tipo de coisa que você compra com um pé atrás. As histórias sobre os problemas com a assistência técnica são tão frequentes que chegam a dar arrepios.
Sexta feira passada, encontrei um netbook Positivo Mobo White 1020 no mostruário de uma loja das Livrarias Saraiva, em Curitiba. Como tenho uma certa tendência em botar a mão em qualquer coisa que contenha tecnologia, a primeira coisa que fiz foi apertar o botão de ligar e, voilá!! Não é que o branquinho estava dando o boot?
À primeira vista fiquei desconfiado, primeiro por ser um Positivo, depois porque o último notebook Positivo que caiu na minha mão veio com Windows Vista e levou muitas horas só para fazer a atualização do sistema (Não sei porque insistem em colocar Windows Vista em equipamentos com poucos recursos. Eles devem ser masoquistas pra ficar ouvindo reclamação dos clientes e comentários jocosos). Porém, a surpresa não demorou: o equipamento estava com GNU/Linux Mandriva instalado e ambiente gráfico KDE. Interface muito bonita e intuitiva, com um belo papel de parede, mas ainda não tinha me convencido. Se estiver tudo OK com o hardware, eu dou o braço a torcer.
E comecei a “fuçar” nas configurações de hardware, principalmente aquelas que tendem a dar problemas na hora que a gente mais precisa delas, como wireless, som e webcam.
Bom, o Positivo Mobo White 1020 está equipado com o seguinte hardware:

  • Processador Intel® Atom™ N270
  • Memória RAM 1 GB
  • HD 120 GB
  • Monitor LCD 10”
  • Webcam 1.3 Megapixel
  • Teclado Português-Brasil
  • Mouse Touchpad
  • Modem para acesso à Internet discada
  • Porta ethernet 100 Mbps
  • Saída VGA para monitor/projetor
  • Leitor de cartões de memória (SD/MMC)
  • Três portas USB 2.0
Todo o hardware estava, impecavelmente, configurado e funcionando sem problema algum.
O software que acompanha o produto é:

  • GNU/Linux Mandriva (gratuito e com atualizações e suporte da comunidade)
  • Suite de escritório BrOffice (Editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações (slides), editor de imagens, editor de páginas html e banco de dados)
  • Dicionário Aurélio online (grátis por 1 ano)
  • Antivírus KlamAV (praticamente desnecessário, mas útil, já que é possível escanear os documentos antes de passá-los à frente para os conhecidos que ainda usam Windows)
  • Outros softwares podem ser instalados pelos repositórios oficiais (ou não) do Mandriva via gerenciador de pacotes.

Resumindo: Um equipamento muito bom para o que se propõe a fazer, com boas opções de conectividade, compatível com GNU/Linux, desempenho surpreendente, teclado confortável, touchpad idem, bom tamanho de tela e resolução, bons softwares **MAS** (sempre tem um “mas”), o acabamento em plástico fosco me deixou imaginando de que cor ele ficaria depois de alguns meses de uso: encardido ou amarelado? Literalmente, só o tempo dirá.
Compra recomendada com ressalvas quanto à durabilidade do acabamento.
Confira as fotos:


Categorias
Artigos , Reviews

Comentários

  1. Avatar de extreme
    Eu comprei um desses no Submarino, fiquei impressionado com a desenvoltura dele. Hoje é minha ferramenta de trabalho, pra onde vou eu levo e nunca (nesses 5 meses) me deixou na mão. E olha que sou super exigente com ele. Eu tb era cético em relação a Positivo, mas é como diz a frase "eu mudo meu mundo de acordo com as mudanças de meus pensamentos"...hehe abraços a todos.
  2. Avatar de EmanuelSan
    Eu tenho um MSI Wind (creio que a Positivo tenha copiado fielmente ele), a parte de fora continua branca, a de dentro está levemente amarelada (mas acho que algum produto deva resolver isso).

    Quanto ao post, vc disse que o equipamento atendia, mas o problema conhecido desses fabricantes é a assistência técnica, então acho que vc (e o 1º comentarista) exageraram ao redimir a empresa apenas pela qualidade do produto.

    Vou citar um exemplo que pode não ser tão bom, pois o equipamento do cara é um MSI wind,
    ele está tentando comprar um teclado para o netbook dele com a Positivo, mas os caras depois de 1 mês (acho), ainda não desenrolaram. Além de ter se deparado com a assistência técnica que desconhecia que o Mobo White era um clone do Wind e dizer que assume o prejuízo caso o teclado não funcione, agora passa por uma longa espera.

    Eu acho que se o equipamento fosse fabricado pela Positivo o tempo de espera seria semelhante.
  3. Avatar de paulocwb2003
    Citação Postado originalmente por EmanuelSan
    ...

    Quanto ao post, vc disse que o equipamento atendia, mas o problema conhecido desses fabricantes é a assistência técnica, então acho que vc (e o 1º comentarista) exageraram ao redimir a empresa apenas pela qualidade do produto.
    Redimir? Acho que você não leu a primeira frase do post, leu?

    Abraço.
  4. Avatar de caio sp
    a web cam dele não abre no meu xp pro pq?

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L