Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

Nook, o Leitor de Livros com Google Android

Avalie este Post de Blog
A AT&T, Google e Barnes&Noble lançaram o Nook, um leitor de livros baseado no Google Android, que por sua vez é baseado no Linux. Ele vem para concorrer com o Kindle

[pic=right]http://under-linux.org/wiki/images/8/85/Nook.png[/pic]

A AT&T é uma das mais importantes operadoras de redes celulares nos EUA. A Barnes&Noble compõe um império no mercado literário, indo desde a publicação até a venda em livrarias ou on-line. O Google, bom o Google dispensa apresentações.

Eles se uniram para criar um concorrente ao Amazon Kindle. Tanto no Nook como no Kindle, o usuário pode escolher livros e comprar on-line graças à sua conexão 3G. Pode inclusive prever algumas páginas antes de realizar a compra efetivamente. Também pode fazer anotações e comentários.

Recursos

O Nook tem uma série de recursos e funcionalidades, importantes para um leitor de livros. No entanto ele possui um recurso único: a possibilidade de expansão e criação de novos aplicativos.

Nem a Barnes&Noble (detentora do produto) nem o Google se pronunciaram até agora sobre a possibilidade de abrir para outros desenvolvedores, mas exatamente por usar um sistema open source, o Nook poderá no futuro ser aberto ao desenvolvimento de aplicativos, por exemplo para dar maior flexibilidade nas anotações, para transforma-lo em um visualizador de fotos, para assistir filmes, jogos, etc.

Assim, ao contrário do Kindle, o Nook pode ter boa parte do seu sucesso apoiado nas vantagens que uma solução open source apresenta. Fica ai a pergunta: será que o Open Source será uma vantagem para o Nook? Será que o Google irá criar um programa de relacionamento com desenvolvedores para o Nook?

Saiba Mais:

[1]Nook na Barnes & Noble

Atualizado 22-10-2009 em 05:55 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de tuxdahora
    Sinceramente, eu espero que eles disponibilizem o SDK para esse leitor de livros digital. :-D Até porque, se o próprio Google não o fizer, eles já começarão perdendo mercado, pois existem muitos grupos SL/CA (Software Livre e de Código Aberto) dispostos a fazer um projeto de leitor de livros digital no melhor estilo "quebrador de mercado", onde tudo é aberto, e com muito mais recursos de interatividade, e de desenvolvimento de aplicativos ;-) No final, a comunidade sempre vence!
  2. Avatar de mlrodrig
    Pessoal, deem uma olhada, pois a B&N acabou de anunciar que realmente tem planos de liberar o SDK do Nook: Barnes & Noble mulls Android SDK for Nook reader - The Register
  3. Avatar de code
    Olha só que interessante! Eu tenho um projeto em desenvolvimento de um leitor de e-books utilizando Tablets-PC e focando nos conceitos de Web 2.0 (se é pra ser digital, tem de utilizar todos os recursos de interatividade disponíveis). Assim que ficar pronto disponibilizarei para os interessados.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L