Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

PHP Para Ambientes de Cloud Computing

Avalie este Post de Blog
A Zend, empresa que se profissionalizou em consultoria em PHP (e que também é um dos principais braços de desenvolvimento do PHP) anunciou que está finalizada a primeira parte do desenvolvimento da sua solução para cloud computing.

No cloud computing as informações estão distribuídas pela rede, muitas vezes em sites ou até mesmo países diferentes. Isso trás vários benefícios como performance, confiabilidade e escalonabilidade.

Mas por outro lado desenvolver aplicações nesse ambiente é complexo pois as informações estão distribuídas em vários pontos. Para quem desenvolve aplicações a dificuldade é conseguir criar aplicações que sejam capazes de tirar proveito desses benefícios.

Acesso à Informação Distribuída

Vários sistemas de acesso à dados distribuídos foram desenvolvidos por fabricantes concorrentes, como o Azure Blob da Microsoft, o S3 da Amazon, Nirvanix, etc. Esses sistemas tomam conta da complexidade do acesso distribuído à informação, no entanto cada um tem uma forma diferente de uso e programação.

Por isso um código escrito para o S3 necessitaria ser re-escrito para trabalhar com o Nirvanix e conseqüentemente multiplicar a dificuldade de quem desenvolve.

Simple Cloud API

[pic=left]http://under-linux.org/wiki/images/9/9d/Simplecloud.png[/pic]
Assim a Zend criou o Simple Cloud API, um consórcio de fabricantes de soluções cloud computing para desenvolver um sistema open source único de acesso à sistemas de armazenamento de dados distribuídos.

O Simple Cloud é um API padronizado de acesso aos vários sistemas de Cloud Computing participantes do consórcio que irá permitir com que aplicações sejam escritas de maneira independente do sistema de acesso à dados. O programador irá desenvolver a aplicação baseada nas funções e documentação do Simple Cloud. Depois na implementação poderá escolher qual o melhor sistema de acesso. Assim o Simple Cloud poderá se tornar, para o Cloud Computing, o que o ODBC é para o acesso a banco de dados.

Uma nota interessante é que a Microsoft faz parte do grupo que financia o desenvolvimento desse sistema open source. Isso demonstra que a Microsoft, quando considera interessante, também participa do movimento open source.

Saiba Mais:

[1]Simple Cloud
[2]The Register: Zend ushers PHP onto cloud of clouds
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de 206source
    Isso é o futuro mano.

+ Enviar Comentário