Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

Symbian Vira Open-Source

Avalie este Post de Blog
O Symbian, sistema operacional que já foi no passado adotado por vários fabricantes de celulares, está sendo liberado via licença open source.

Dia 21/10 a Symbian Foundation anunciou que estaria liberando acesso ao kernel (EKA2) e o seu respectivo kit de desenvolvimento sobre a EPL (Eclipse Public License). Segundo a Symbian Foundation, com este já são 16 componente Symbian (e este o mais importante) publicados em open source.

Kit Completo
[pic=right]http://under-linux.org/wiki/images/5/51/Symbian.png[/pic]
O kit completo de desenvolvimento de aplicações está sendo fornecido sem custo. Esse kit pode ser baixado do site Category:Kernel & Hardware Services - Symbian Foundation e é composto de, entre outros:

  • Kernel open source e seus pacotes complementares
  • Ambiente de simulação e testes
  • Bibliotecas complementares

O Futuro dos Celulares e o Open Source

Dentre os principais fatores que os usuários usam para selecionar um telefone celular, a disponibilidade de aplicativos é um dos mais importantes. Mais importante, por exemplo, que a resolução da câmera embutida ou a disponibilidade de Blue Tooth.

E a facilidade de desenvolvimento de novas aplicações é um benefício que o os sistemas open source podem dar aos fabricantes de celulares. Isso é um dos fatores que explicam porque cada vez o mundo dos celulares é tomado pelos sistemas open source.

A Nokia, que adquiriu o Symbian, já anunciou que vai focar seu uso nos telefones e smartphones de nível médio e investirá no Maemo para os telefones e equipamentos de mais alto nível.

Para quem não sabe, o Maemo é um sistema operacional para celulares baseados no GNU/Linux. E também para não deixar ninguém esquecer, o Google Android também é um sistema operacional para celulares baseado em Linux.

Saiba Mais:


[1]EPL RELEASE OF MICROKERNEL DEMONSTRATES PROGRESS TOWARDS OPEN SOURCE GOA
[2]The Home Of The Maemo Community

Atualizado 22-10-2009 em 20:43 por LinuxN

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L