Ver Feed RSS

lemke

Tecnologicamente vivendo...

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.
Incrível como a tecnologia ganhou uma proporção absurda ao longo dos anos. O seu desenvolvimento, hoje configurado de maneira totalmente veloz e aceitável, desmente uma idéia criada em relação ao que parecia ser impossível.

Os produtos vão se modernizando e diminuindo de tamanho, mas o interesse e a capacidade do indivíduo em produzi-los com características cada vez mais inovadoras, tende a aumentar.

A pergunta:

Como isso influi de "algum modo" na vida das pessoas?

Um bom exemplo como resposta a isso foi a implementação do mercado da telefonia celular; o modelo dos celulares era grande, ocupava espaço, o que não se tornava fator excludente de ser um grande feito, mas hoje vemos que os celulares estão cada vez menores e oferecem recursos sempre mais atrativos.

Esse excesso de modernidade traduzido em forma de produtos lançados no mercado, de grandes facilidades e que torna muitas situações cotidianas infinitamente mais viáveis, em alguns momentos pode deixar o indivíduo de mau humor, irritado e perdido, quando se vê longe dos "utensílios mágicos".

Por que? Porque está habituado a ter uma forma de comunicação com os demais em qualquer lugar onde possa estar, seja por SMS, telefone, e-mails, serviço de Web Messengers, o que caracteriza a chamada "dependência no âmbito tecnológico".

O fator "dependência tecnológica" é também elementar em grande parte das empresas. A utilização de DataBases para armazenar informações, substitui aquela infinidade de documentos em papel, o que torna a busca mais eficiente e ágil, sem falar em u’a maior segurança para esses dados.

É estranho imaginar a sobrevivência de uma empresa que não possua computadores, telefones e afins; na mesma linha de raciocínio, o indivíduo se sente desnorteado sem esses meios que lhe possibilitam a tal comunicação com a qual ele já se acostumou. Em muitos casos, a interação ao vivo vai diminuindo; com o advento de adquirir produtos via internet, as pessoas vão às lojas com menos freqüência..

A dependência tecnológica tem uma forte e direta ligação com a questão da comodidade, o que muitas vezes torna algumas pessoas mais preguiçosas e mal habituadas.

A ânsia pela informação e a necessidade de uma hipercomunicação, tornaram-se fatores "comuns" dentro desse contexto. É a chamada "tecnose", que para alguns psicanalistas, é tratada como uma psicopatologia.

Se a tecnologia é um "mal" necessário e na maioria das vezes não podemos fugir dela, então saibamos conviver com ela. É a arte de "saber ser dependente"...


Cammy

Atualizado 27-10-2009 em 05:48 por lemke (pontuação)

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de juniorphy
    CammyL excelente artigo.

    A frase ''saibamos conviver com ela'' foi o que achei importante ... todo o seu artigo envolve tecnologia, mas a necessidade atual ... é saber conviver com ela !!!

    Maravilha,
  2. Avatar de tuxdahora
    O grande problema de nossa sociedade, no que diz respeito a tecnologia, é que a mesma é criada e desenvolvida com motivos comerciais. Isso sem contar que nossos maiores "avanços" tecnológicos são verdadeiros produtos de guerra. Nosso avanço científico, que tem nos gerado tantos produtos de "alta-tecnologia" para nosso "conforto" do dia-a-dia, somente vieram ao mundo devido as corridas armamentistas desses últimos 100 anos.

    Revoluções industriais são lorotas contadas nos livros de "estórias". Todo desenvolvimento tecnológico visa supremacia e controle, interno e externo - respectivamente, via econômica e via militar.

    E os cientistas podem até perder seu tempo desenvolvendo tecnologias na mais boa das intenções (hoje em dia, infelizmente, nem todos), mas essa idéia só se tornará produto na mão de uma empresa ou indústria - e como de praxe, sempre visando o lado comercial, e não o humanitário.

    E quando afirmo "lado comercial", falo no âmbito mais generalizado possível. Desde o desenvolvimento proposital de tecnologias que serão sempre incompatíveis em futuros próximos, até o incentivo ao consumismo desenfreado e descartável da mesma. Além dos problemas ambientais crescentes que essa política distorcida está criando, em vez de termos a tecnologia a nosso favor, melhorando nossa qualidade de vida a todo momento, estamos nos tornando cada vez mais escravos dela (física e mentalmente).

    Quer ver um exemplo clássico do maior de todos os crimes tecnológicos que só tem crescido nos dias de hoje? Veja os maravilhosos avanços na medicina da atualidade. A cada dia que passa ouvimos maravilhas de novas técnicas e equipamentos sendo produzidos, para encurtar a dor e agilizar o tratamento - pena que, quanto melhor o tratamento, a técnica e a medicação, maior precisa ser sua conta bancária. Tratamentos na área de saúde que sejam dignos (e éticos, morais) para o ser humano, só se você for milionário...

    Se o ser humano estivesse, realmente, buscando desenvolver tecnologia em pról da humanidade, com certeza já estaríamos nos dias de hoje, como naquele desenho dos Jetsons. Mas infelizmente a realidade é fria e aterradora. Nosso futuro é negro e não vejo ninguém conseguindo parar esse barco. E ele está a deriva, no meio de uma tempestade, indo de encontro a um enorme Furacão... :-D

    Muito bom o seu texto. Acredito que o trecho final "aprendermos a ser dependentes" pode ser traduzido, não ao pé da letra visando a submissão, mas sim, mostrando como transformar os parcos e mal feitos recursos tecnológicos dos dias de hoje, para serem utilizados a nosso favor, e remarmos contra a maré de aprisionamento e dependência tecnológica que nos espera. Acredito que entender a situação como um todo pode ajudar as pessoas, que estão dependentes da tecnologia e do sistema de uso que a cerca, a acordarem.

    O analfabeto e o desempregado do futuro será aquele indivíduo que não souber ou não tiver acesso a tecnologia. E como tudo no mundo está convergindo para os sistemas de comunicação e informação digital, teremos grandes problemas. Acredito que, se mal utilizado (como sempre foi) será a prisão perfeita. Afinal, o mundo sempre foi injusto e sempre existiram mais pobres que ricos. Imagine num mundo onde TUDO dependa do uso (que nunca é gratuito) da tecnologia?
  3. Avatar de lemke
    Citação Postado originalmente por juniorphy
    CammyL excelente artigo.

    A frase ''saibamos conviver com ela'' foi o que achei importante ... todo o seu artigo envolve tecnologia, mas a necessidade atual ... é saber conviver com ela !!!

    Maravilha,
    juniorphy,

    Como você pode observar essa questão, muitas vezes o indivíduo depende tanto de determinados recursos ligados a tecnologia e quando não os vê ao seu alcance, se sente "incompleto".

    A sabedoria nessa convivência é importante para bem administrá-la.

    Obrigada e um grande abraço,

+ Enviar Comentário