Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Ataques Online ao Ministério do Exterior Suiço

Avalie este Post de Blog
O Departamento Federal de Relações Exteriores (FDFA) da Suiça reportou ter sido alvo de espionagem, por atacante não identificados que utilizavam como ferramenta de ataque um "software especial", que permitiu aos invasores penetrar no departamento de infraestrutura de TI, e a consequente aquisição de informações específicas. De acordo com a informação liberada sobre o caso, a espionagem foi deswcoberta no dia 22 de outubro de 2009 pelos especialistas em TI da própria FDFA, em conjunto com a Microsoft.


O malware encontrado foi muito bem camuflado durante todo esse tempo, e sua ação foi tão discreta, a ponto de ter sido quase imperceptível para a infra-estrutura de TI. A FDFA ainda está investigando a extensão dos danos causados, e se algum dado foi perdido. A infra-estrutura de TI foi devidamente isolada da Internet para prevenir qualquer outro ataque e roubo de informações durante o andamento das investigações. Entre as restrições de segurança apresentadas durante o processo, nenhum membro do FDFA está autorizado a enviar ou receber e-mails.

De acordo com a FDFA, seu próprio quadro de funcionários está trabalhando junto com especialistas do Escritório Federal de Tecnologia da Informação, Sistemas e Telecomunicação (FOITT) e com o Centro de Relatório e Análise para a Segurança da Informação (MELANI), para que o problema possa ser resolvido.

O FDFA, juntamente com o Secretariado de Estado para Relações Econômicas (SECO), já havia sido alvo de crackers em 2007. Na época, os funcionários receberam mais de 500 e-mails em duas grandes ondas de envio. E-mails esse que permitiam o download de um trojan que não era reconhecido por nenhum anti-vírus da época.


Saiba Mais:

[1] FDFA: http://www.eda.admin.ch/eda/en/home/....html?id=29701
[2] Heise Online: http://www.h-online.com/security/new...ry-842834.html
[3] FDFA Home-Page: http://www.eda.admin.ch/
[4] FOITT Home-Page: http://www.bit.admin.ch/
[5] MELANI Home-Page: http://www.melani.admin.ch/
[6] SECO Home-Page: http://www.seco.admin.ch/
[7] Microsoft Home-Page: http://www.microsoft.com/

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L