Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

Gripe Suína Pode Afetar Provedores de Banda Larga

Avalie este Post de Blog
O Departamento de Segurança Interna dos EUA divulgou um relatório que indica que uma crise do vírus da gripe suína H1N1 pode, entre outras coisas, causar problemas de congestionamento nos backbones de acesso Internet.

Os provedores de acesso (não importa o seu tamanho) utilizam o recurso da sobreescrição, no qual vendem mais acessos do que poderiam suportar. É como o recurso de overbook das companhias aéreas, no qual são vendidos mais acentos do que existe no vôo pois sempre faltarão alguns passageiros.

Overbooking de Backbone
[pic=right]http://under-linux.org/wiki/images/6/64/Overbooking.png[/pic]
Tipicamente os provedores vendem 10 vezes mais banda do que possuem, pois a chance de terem todos os usuários gerando tráfego ao mesmo tempo é remota. Assim para cada 1Mbps de banda eles vendem, por exemplo, 20 conexões de 500Kbps.

O problema é que as vezes o plano não funciona. No caso de vôos, as vezes comparecem mais passageiros do que o número de acentos.

O relatório do governo dos EUA indica que, no caso de uma epidemia de gripe suína as pessoas tenderão a ficar mais em casa (tanto para trabalhar, como para fazer compras, se comunicar com amigos, etc.). O efeito seria um completo congestionamento dos backbones de Internet.

Efeitos Econômicos

Esse black-out parcial da Internet teria reflexos na economia. Operações de homebanking ficariam prejudicadas, compras em sites de e-commerce se tornariam uma experiência frustrante, transações de ações on-line na bolsa ficariam demasiadamente lentas.

O governo americano planeja criar um plano de emergência que, entre outras coisas, poderia permitir o bloqueio de acessos a sites populares.

Obviamente que estes congestionamentos teriam impacto na Internet brasileira, primeiramente com o congestionamento propriamente dito, que causaria transtornos aos internautas brasileiros e depois o bloqueio direto de sites não essenciais.

Saiba Mais:

[1] Relatório do Dep. de Segurança Interna dos EUA: INFLUENZA PANDEMIC - Key Securities Market Participants Are Making Progress, but Agencies Could Do More to Address Potential Internet Congestion and Encourage ReadinessGB
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de dirceujs
    Bom texto, muito coerente. Aponta uma crescente e significativa preocupação de empresas que devem estar de olho no mercado. Isso em certo ponto aplica-se a nossos provedores wireless.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L