Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Lançada Versão 7.5 do X.Org

Avalie este Post de Blog
A Fundação X.Org e seus desenvolvedores estão anunciando a disponibilidade para download do sistema de janelas X11R7.5. Também conhecido como X.Org 7.5, o X11R7.5 é capaz de rodar em Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e várias outras plataformas. A nova versão já incorpora um grande número de novas características como a Multi-Pointer X (MPX), que permite ao usuário possuir múltiplos cursores de mouse na tela.


Por sinal, essa nova característica é um avanço para o X11 que será capaz de rodar em dispositivos com sistema com telas multi-toques (multi-touch screen), além de interfaces baseadas em gestos e gesticulação em geral.

A X Input Extension também foi modificada para a adição do MPX, tornando-a mais dinâmica para a manipulação de dispositivos de entrada. Outra novidade foi a atualização do sistema RANDR (Resize,Rotate and Reflect), que dá ao X a capacidade de suportar displays virtuais. O RANDR agora está na versão 1.3, permitindo o escalonamento de displays e correções de keystone para projetores.

A extensão DRI2 também foi incorporada, permitindo que as aplicações possam acessar de forma direta as tecnologias de renderização. O uso primário para essa nova funcionalidade seria para a renderização direta do driver OpenGL, mas o DRI2 não é apenas destinado a OpenGL, já que um driver VDPAU utilizando a DRI2 está em atual desenvolvimento.

Caso o leitor tenha interesse em maiores informações como código-fonte, notas de lançamento oficiais e documentação, visite o site oficial do projeto X.Org. O X.Org 7.5 está sob a licença MIT. Já a versão 7.6 é esperada para algum lugar de 2010.


Saiba Mais:

[1] FreeDesktop.org: http://lists.freedesktop.org/archive...er/001187.html
[2] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ed-842702.html
[3] Site Oficial do projeto X.Org: http://www.x.org/
[4] VDPAU: http://en.wikipedia.org/wiki/VDPAU
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L