Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Lançado o AbiWord 2.8.1

Avalie este Post de Blog
Foi lançado no dia 27 de outubro, a versão 2.8.1 do AbiWord, um programa para processamento e edição de textos de código aberto, similar ao Microsoft Word. Desde a versão 2.8 do AbiWord, foi feita uma atualização extensiva do mesmo para a GPLv3 e para a base de desenvolvimento em GTK. Uma das grandes novidades dessa versão é a capacidade para edição múltipla de documentos, através do serviço Web abicollab.net.


O abcollab.net é um serviço web que permite o armazenamento e compartilhamento online de documentos. Inclusive, o sistema de colaboração foi melhorado com a capacidade de uso de comentários e anotações nos documentos. O sistema também efetua conversões de formatos on-the-fly.

A funcionalidade de citações também foi adicionada. Na mesma linha, o suporte a SVG foi substituído com o que os desenvolvedores chamam de True SVG. Essa nova característica substitui com louvor o antigo suporte de baixa qualidade de imagens em formato SVG, além de permitir que arquivos SVG possam ser incluídos em máxima qualidade nos documentos. O AbiWord também suporta a visualização de múltiplas páginas através do recurso de visualização de layout de página.

http://under-linux.org/fotos/tuxdaho...do-abiword.png

Visualização múltipla de páginas do cocumento no layout de páginas.

Outras melhorias incluem um suporte melhorado ao formato OpenDocument, graças a organização não-governamental holandesa NLnet. Foram efetuadas melhorias também no formato OOXML/.docx, através do recente Google Summer of Code, além de um novo framework de impressão que ampliou a qualidade da saída nos formatos Postscript e PDF.

Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ed-843347.html1
[2] Abicollab.net: https://abicollab.net/
[3] Site Oficial do AbiWord: http://www.abisource.com/
[4] Fundação NLnet: http://nlnet.nl/
http://www.qtl.co.il/img/copy.pnghttp://www.google.com/favicon.icohttp://www.babylon.com/favicon.ico
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L