Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Web Open Font Format Vai Virar Padrão

Avalie este Post de Blog
Designers de fontes e Web-designers parecem ter chegado a um consenso em uma especificação de formato para as fontes embarcadas na Web. Inclusive, a Mozilla já está incluindo o suporte para a especificação desse formato no Firefox 3.6, e essa ação pode acelerar e muito o processo de adoção desta iniciativa de padronização. Essa ação começou com os designers de fontes Tal Leming e Erik van Blokland, que estavam trabalhando no formato .webformat. Eles combinaram seus esforços com Jonathan Kew da Mozilla, que até o momento estava trabalhando de forma independente em um formato similar. O resultado dessa colaboração é chamado Web Open Font Format (WOFF).

http://under-linux.org/fotos/tuxdaho...x-3-6-woff.png

Essa página foi toda construída com o novo padrão WOFF.

O WOFF é um esforço para trazer a tipografia avançada para a Web de forma melhorada. Ela combina o esforço de Leming e Blokland realizaram no intuito de embarcar uma variedade de meta-dados de fontes, com o recurso de compressão de de fontes que Kew estava desenvolvendo. O resultado final foi um formato que incluía uma compressão otimizada, que reduzia o tempo de download necessário para carregar os recursos de fontes, enquanto incorporava a informações sobre as origens e licenças das mesmas. O formato não inclui nenhuma criptografia ou DRM, por isso deve ser universalmente aceito pelas empresas que desenvolvem os atuais navegadores web, assim como, ser adotado pela própria W3C como padrão.


Saiba Mais:

[1] Slashdot: http://tech.slashdot.org/story/09/11...g-From-Mozilla
[2] Arstechnica: http://arstechnica.com/web/news/2009/11/web-open-font-format-backed-by-mozilla-type-foundries.ars?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=rss


Notícias Relacionadas:

[1] Mozilla e o Anúncio do Firefox 3.6
[2] WHATWG Coloca HTML5 na Reta Final
[3] Mozilla Corrige Falhas Críticas no Firefox 3.5.4 e 3.0.15
[4] Mozilla Lança o SeaMonkey 2.0

Atualizado 05-11-2009 em 16:28 por tuxdahora (Adição de mais Notícias Relacionadas.)

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L