Ver Feed RSS

Lançamentos Under-Linux

Novas Placas de Rede Gigabit Allied Telesis

Avalie este Post de Blog
A fabricante japonesa Allied Telesis está trazendo para o Brasil uma nova linha de placas Gigabit Ethernet de alta performance: AT-2912, AT-2972 e AT-2973.

Quem já instalou ou montou servidores sabe que não basta ter um bom processador e memória para conseguir dar vazão a uma grande quantidade de dados. Mesmo tendo uma placa Gigabit, se o barramento de conexão com servidor não for eficiente, haverá um gargalo interno no servidor que irá limitar a performance.

[PIC=right]http://under-linux.org/wiki/images/5/5c/AlliedAT.png[/pic]
Assim, um servidor com múltiplos processadores e grande quantidade de memória não conseguirá atender a uma grande demanda de dados se sua placa Gigabit estiver conectada a um barramento PCI básico. O barramento PCI será o gargalo e todo investimento em processador e memória terá sido em vão.

Essas novas placas trabalham no formato de barramento PCI Express e PCI Express x4, que tem uma performance muito superior ao PCI tradicional e conseguem assim aproveitar realmente o máximo de performance do servidor.

Aplicações

Obviamente que não é todo mundo que necessita de performance Gigabit. Se você vai montar um servidor web, aonde o gargalo será a conexão de Internet na casa das dezenas de megabits por segundo, uma placa Gigabit Ethernet otimizada pode ser um exagero. Nesses casos uma placa Gigabit 32 bits PCI é mais que suficiente.

Mas no caso de projetos em rede local, como servidores de arquivos, de banco de dado, e-mail ou qualquer outro serviço que seja grande consumidor de banda, uma placa Gigabit de alta performance faz a diferença.

Um servidor pode custar vários milhares de reais. Assim gastar algumas centenas de reais a mais em uma placa gigabit de alta performance, com recursos como barramento PCI Expresss 64 bits significa fazer jus ao investimento.

Performance

Segundo o fabricante, essas placas possuem diversos recursos de performance que desafogam o trabalho do servidor, tais como aceleração IPSec, cálculo de checksum e segmentação de TCP (todos via hardware, permitindo com que o processador gaste seu tempo em outras atividades).

Modelos e Custo

A AT-2912 é uma placa PCI Express 10/100/1000BaseT com conector RJ45, já as AT-2972 e AT-2973 são placas 64 bits com 1 e 2 portas Gigabit em Fibra Ótica com conector LC.

A AT-2973, com 2 portas Gigabit fibra SX com conector LC, por exemplo, utiliza barramento 64 bits PCI-e x4.

Essas placas custam de USD 298,00 a USD 956,00 (no caso da AT-2973), um custo bem superior às placas PCI 32 bits tradicionais (ainda mais se considerarmos que hoje a maioria das motherboards já vem com placa Gigabit). No entanto também é verdade que investir milhares de dólares em um servidor de alta performance que depois não conseguirá dar vazão aos dados por uma economia de algumas centenas de reais, pode ser um desperdício.

Para Saber Mais

Adriano Luz
adriano_luz@alliedtelesis.com
Allied Telesis, Inc :: Server Adapters
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de byosni
    Funciona com MikroTik?
  2. Avatar de UnderNovidade
    Citação Postado originalmente por byosni
    Funciona com MikroTik?
    Boa pergunta. Vou questionar o fabricante. No entanto não seria um exagero colocar uma placa Gigabit com, sei lá, 800Mbps ou mais de capacidade, em um equipamento que vai sai por um link de 10 ou 20Mbps?
  3. Avatar de UnderNovidade
    Citação Postado originalmente por UnderNovidade
    Boa pergunta. Vou questionar o fabricante. No entanto não seria um exagero colocar uma placa Gigabit com, sei lá, 800Mbps ou mais de capacidade, em um equipamento que vai sai por um link de 10 ou 20Mbps?
    Segundo o fabricante, as placas funcionam sim com Mikrotik, apenas que por uma razão de custo, eles sugerem os modelos 2916 e 2972 que tem custo menor e - apesar de um pouco menos de performance - ainda assim conseguirão dar conta de todo o tráfego gerado pelo Mikrotik sem problemas.
  4. Avatar de Alan09
    Plaquinha nervosa essa.
    Se colocar com MK vai ficar bala porém conforme dito e muita coisa,mais pra quem tem grana e quer investir ta ai a dica do nosso amigo !
    Abraço!
  5. Avatar de j34nsch
    fica muito bom em mk em rede grandes, onde teriamos um bom cache-full(squid + thundercache) e um MK central, ambos com essa placa de rede, o mk ligado a um switch gigabit e distribuições em varias torres com equipamentos airmax da ubnt.

    o negocio deve ficar show de bola
    T+ pessoal

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L