Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Primeiras Impressões do Google Wave

Avalie este Post de Blog
Fui um dos agraciados com uma conta de desenvolvimento do Google Wave a alguns meses atrás e assim estou escrevendo este artigo para compartilhar as minhas impressões até agora. O Google Wave tem muitos pontos positivos, mas não creio que ele será tão impactante como o Google imaginava que seria.

O Que é O Google Wave

Para quem não sabe o Google Wave é a proposta da Google para reescrever o conceito de e-mail e comunicação on-line. Segundo os seus desenvolvedores, o Google Wave é como seria o e-mail se ele fosse inventado hoje.

http://under-linux.org/wiki/images/7/72/Google_wave.jpg

Em primeiro lugar ele é um misto de mensagem instantânea (MSN por exemplo) com e-mail. Como é isso? É como se fosse um quadro de avisos, aonde várias pessoas escrevem mensagens e, quem estiver on-line lê em tempo real e quem não estiver on-line lê depois.

Cada um desses "quadros de aviso" é uma wave, assim alguém começa um texto (uma wave) e convida outros para participarem. Essas outras pessoas podem editar o texto, acrescentando ou apagando inclusive adicionando anexos, imagens, documentos, etc.

Para facilitar o trabalho, é possível fazer um "play-back", ou seja qualquer um dos participantes pode ver o que cada um fez, desde o inicio da wave. Se alguém apagou algo que não devia, é só rebobinar. Se uma wave já está sendo construída a vários dias (ou seja, muito assunto já foi discutido) e alguém novo é convidado à participar, esse novo participante pode "rebobinar" e ver tudo que já foi discutido.

Vantagens do Wave

Como já disse, temos um misto de MSN (quem está conectado se comunica em tempo real), e-mail (os participantes podem ler a wave a qualquer momento) com acréscimo do histórico dessa wave.

O wave ainda tem alguns conceitos interessantes:

Tempo Realmente Real

Quando vários participantes de uma wave estão on-line, editando o texto, você vê o usuário digitando letra por letra. Assim você não fica esperando o "usuário está digitando". Você vê as letras surgirem uma a uma, inclusive os erros de digitação, o usuário apagando, etc.

Extensões e "Gadgets"

É possível criar participantes robot e extensões. Por exemplo o Google criou o Rosy, que é um tradutor, para converter o texto para várias línguas em tempo real.
Se você quer conversar com alguém que só fala francês (e você não fala francês) bastar convidar a Rosy para participar da wave e cada lado irá ler o texto na sua língua de preferência.

Dessa forma é possível anexar em uma wave desde coisas úteis como mapas do Google Maps (por exemplo você cria uma wave para convidar os amigos para um churrasco e anexa o mapa do local) até coisas de utilidade mais duvidosa como um jogo de cubo mágico para ser jogado em equipe. Quem for convidado a participar dessa wave terá acesso a tudo isso.

Federações

Cada domínio é chamado de federação. Assim um servidor de wave da federação under-linux.org é como se fosse o servidor de e-mail do domínio under-linux.org.

Eles chamam de federação para dar uma conotação de segurança e controle. Cada federação mantém os seus dados de maneira segura.

Problemas do Wave Até Agora

O Wave ainda está em desenvolvimento, então muita coisa pode mudar e - no final - posso acabar tendo que engolir minhas palavras abaixo. Mas até agora o Wave tem os seguintes pontos negativos.

Lento, Muito Lento

O Wave é baseado em Javascript com tecnologia Ajax. Traduzindo: tudo é processado pelo navegador em uma forma pouco eficiente. Além disso tudo que você faz precisa ser confirmado com o servidor e, se seu acesso estiver um pouco congestionado, a coisa toda fica engasgando.

Obviamente que isso são coisas que serão naturalmente resolvidos com o tempo, com computadores com mais poder de processamento e banda larga de maior capacidade. No entanto, por hoje, ele é lento.

Desenvolvimento Lento

O desenvolvimento está devagar, com pouco progresso visível (talvez eles estejam trabalhando ativamente nas otimizações internas).

Por exemplo, desde o começo existe uma opção de você desabilitar o envio das mensagens letra a letra. Quando você clicasse nessa opção a sua mensagem seria enviada apenas quando estivesse pronta (como o MSN por exemplo) de forma que você possa editar, pensar e só depois enviar para todos. Essa opção está lá desde o começo, a meses, mas até hoje está desabilitada, simplesmente ainda não foi implementada.

Bagunça

Uma das principais vantagens do Google Wave também pode ser uma das suas principais desvantagens: se várias pessoas podem editar, então se não houver educação e espírito de equipe entre os participantes, será uma tragédia.

Imagine um projeto aonde dois membros tenham opiniões diferentes e fiquem brigando, um editando as modificações do outro. É verdade que a wave pode ser rebobinada, mas imagine a confusão que isso pode se tornar.

Sem coordenação e boa vontade entre os participantes, o resultado pode ser caótico.

SPAM

Até agora pouco foi feito para evitar o SPAM. Não que eu esteja dizendo que seja fácil resolver essa questão, mas ao que me parece o SPAM vai ficar no mesmo nível que é hoje: use um anti-spam para filtrar suas mensagens e coloca-la em um pasta separada.

Até agora não inventaram nada de novo para evitar esse problema. Ok, ok, vão dizer que essa crítica é injusta e que era esperado isso, talvez o problema seja eu que estiva com uma expectativa exagerada nesse aspecto.

Resumo

O Google Wave tem o potencial de ser algo muito poderoso para trabalho cooperativo. Se sua empresa precisa que vários departamentos trabalhem em conjunto em projetos, o Google Wave é uma boa. Também é ótimo para consultorias que tratam com seus clientes o desenvolvimento das aplicações.

Agora tenho minhas dúvidas quanto ao sucesso do Wave junto ao público em geral. É óbvio que posso estar sendo influenciado pela questão de que o novo é sempre mais difícil do que aquilo que já conheço. Eu quero fazer uso Wave quando estiver pronto, mas não creio que vá abandonar o e-mail e - pior - vejo uma parcela pequena dos usuários de Internet reconhecendo o valor dessa nova aplicação.

Para Saber Mais

About Google Wave

Atualizado 17-11-2009 em 19:52 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de tony130666
    Mas isto é bom e gostei muito. Agora na questão "Negativa" onde um grupo está elaborando um trabalho e possa vir a gerar um transtorno porque um quer uma coisa e outro que outra coisa... Isto já acontece há muito tempo, mesmo em uma mesa e todos escrevendo a lápis. Mas, tudo bem no grupo há de ter um lider para controlar isto, se é que o ser humano tem jeito. O problema não é a invenção e sim o mau hábito da superioridade humana...
  2. Avatar de Não Registrado
    Quero muito poder experimentar o Wave, porém até agora não consegui o tal convite. Por favor, compartilhem essa Wave comigo.

    Obrigado.

    [email]rodzulin@gmail.com[/email]
  3. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por Não Registrado
    Quero muito poder experimentar o Wave, porém até agora não consegui o tal convite. Por favor, compartilhem essa Wave comigo.

    Obrigado.

    rodzulin@gmail.com
    Desculpa cara, mas é minha conta do Gmail, só consigo te dar acesso se te der minha senha do Gmail, com acesso completo...

    Eles estão liberando cada vez mais contas, logo chega a sua.
  4. Avatar de dirceujs
    Galera, tenho uma conta no Google Wave e ainda não adotei ele totalmente, estou estranhando um pouco, não sei se terei tempo para os próximos dias para avaliar bem ele, mas ficarei de olho por aqui. abs
  5. Avatar de Não Registrado
    Se alguém quiser um convite (apenas um rsrs) me envie um email: [email]danilocarmohost3@gmail.com[/email] mas rápido.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L